WhatsApp Business: entenda como essa estratégia pode ajudar você

O bom atendimento é indispensável para qualquer empresa que busca por um relacionamento duradouro com os clientes. Então, investir na forma de se comunicar com o público tornou-se cada vez mais importante, principalmente na época em que vivemos em que a tecnologia é o principal meio de comunicação.

Um atendimento de qualidade é baseado na eficiência e na proximidade com o cliente. Para atingir isso, é necessário traçar estratégias certeiras, oferecendo o melhor serviço para o consumidor.

Com a tecnologia cada vez mais presente em nosso dia a dia, muitas ferramentas se tornaram úteis para a comunicação entre cliente e empresa. Uma delas é o WhatsApp Business, que é um recurso poderoso para melhorar o atendimento.

Se você quer conhecer mais sobre as funções dessa ferramenta e quais são as vantagens em utilizá-la, continue a leitura do texto. Confira:

Disparos automatizados

O uso de mensagens automáticas é um dos recursos que o WhatsApp Business disponibiliza. Para as empresas, essa ferramenta é útil quando o cliente entra em contato em um horário não comercial. Nesse caso, é interessante que você conte com essa opção, já que as mensagens automáticas oferecem uma resposta imediata ao consumidor.

Pense, por exemplo, que o cliente entrou em contato durante a noite, quando a empresa não está mais em horário de atendimento. Com o uso dessa ferramenta, o consumidor poderá receber uma mensagem informando que, no momento, não é possível sanar a dúvida ou o problema, mas que, em breve, ocorrerá o retorno e a solução será encontrada.

Esse tipo de recurso aumenta a credibilidade da empresa com o público e garante um atendimento próximo, que busca pensar nas necessidades de cada cliente. Além dessa opção citada, também é possível enviar mensagens rápidas que respondam a uma dúvida frequente. Outra possibilidade é enviar uma saudação ao consumidor.

Um ponto que você deve considerar é em relação ao uso excessivo das mensagens automáticas. Opte por essa funcionalidade somente em momentos em que a empresa não está com o atendimento disponível, certo? Assim, você garantirá um atendimento mais humanizado e próximo do público-alvo.

Contato próximo com o consumidor

Como já mencionado, a forma como a empresa se comunica com os clientes é um dos aspectos que mais contam pontos na hora de fidelizar o seu público e ganhar credibilidade no mercado. Por isso, quanto mais próximo for o relacionamento entre as duas partes, melhor.

Pensando nisso, é necessário usar todos os canais disponíveis para fazer o atendimento. Afinal, você precisa estar próximo de seu cliente e querer buscar formas de contato que sejam mais fáceis para ele.

O WhatsApp Business é uma excelente maneira de tornar o relacionamento com o cliente mais prático. Hoje, a maioria das pessoas utiliza a versão pessoal do aplicativo para se comunicar com amigos e familiares. No entanto, o aplicativo também já é usado para negócios. Então, oferecendo um atendimento personalizado para cada contato, você conseguirá se aproximar dos consumidores e aumentar a confiança deles.

Etiquetas de contatos

Essa é uma funcionalidade do WhatsApp Business que muitos ainda desconhecem. Entretanto, ela pode ser útil para gerenciar e administrar todos os seus contatos de forma prática. As etiquetas servem para categorizar todos os clientes de acordo com o status que cada um dele tem dentro do processo de vendas.

As etiquetas podem ser nomeadas com “pedido finalizado”, “novo cliente” e assim por diante. Logo, você pode organizar os contatos para fornecer um atendimento mais especializado e encontrar as conversas com mais facilidade, otimizando o tempo dos colaboradores que respondem aos clientes.

Uma dica interessante é classificar os contatos de acordo com interesses específicos ou com algum outro dado que seja relevante para a empresa. Assim, essa segmentação, torna a abordagem mais pessoal e objetiva.

Métricas e resultados

Um dos grandes pilares para o sucesso de um negócio é usar métricas e mensurar todos os resultados obtidos durante um determinado período. O aplicativo ajuda na análise de dados e informações, que são importantes para que você avalie pontos negativos e pontos positivos na estratégia.

A ferramenta disponibiliza várias informações sobre a comunicação com os clientes. Dados como número de mensagens enviadas, recebidas ou entregues aos contatos. Com isso, o planejamento de todas as ações conta com um aproveitamento maior.

Lembre-se de que usar todos esses dados com o objetivo de melhorar o relacionamento também melhorará a experiência que os clientes têm com sua empresa.

Credibilidade no mercado

Ter uma conta no WhatsApp Business torna o negócio mais confiável para aqueles que se interessam por produtos ou serviços oferecidos. No aplicativo, você pode adicionar informações importantes, como localização, e-mail e horário de atendimento, seja online ou offline.

Portanto, com uma conta empresarial você transmite mais credibilidade para os contatos. Não é raro escutarmos relatos de pessoas que sentem insegurança ao trocar mensagens com uma empresa no WhatsApp, já que não sabem a veracidade de todas as informações.

Além disso, o aplicativo disponibiliza um selo de verificação para as contas empresariais. Aplicando esse recurso, a credibilidade da marca ganha pontos com os clientes. Afinal, é mais fácil confiar em uma empresa que conta com um bom nome no mercado.

Migração de contas

Caso você tenha a conta de uso pessoal no WhatsApp, é possível fazer a migração de contas sem complicação. O aplicativo permite migrar todas as conversas e demais informações de forma segura e rápida. Todos os dados que estão gravados na ferramenta podem ser, facilmente, transferidos de uma conta para a outra. No entanto, o diferencial é que na conta empresarial você terá acesso a mais funcionalidades e opções.

Um detalhe importante é que você não pode utilizar um mesmo número, simultaneamente, para criar duas contas.

O WhatsApp Business é uma ótima ferramenta para o mundo corporativo. Com fácil acesso e comunicação instantânea, o aplicativo já é considerado por muitos como um recurso indispensável para o trabalho. Por meio dele, diversas funções são ativadas, ajudando na estratégia de atendimento ao cliente. Então, conhecer a fundo quais são as principais formas de utilizá-lo em empresas gera vários benefícios.

Gostou de conhecer mais sobre esse assunto? Então, compartilhe este texto nas redes sociais para que seus amigos também conheçam mais sobre essa ferramenta de trabalho!

Receba os melhores conteúdos sobre atendimento

Sobre o autor

Pós-graduando em Marketing e Inteligência Competitiva, formado em Processos Gerenciais, licenciado em Filosofia e apaixonado por Marketing Digital com especialidade em Content, SEO e Inbound. Atualmente é membro da equipe de marketing de performance da Tray - unidade de e-commerce da Locaweb - e responsável pelos canais de conteúdos da Escola de E-commerce.