SAC

Veja como o chat proativo aumenta o engajamento online

Google+ Pinterest LinkeIn Thumblr +

Para encantar os clientes, as empresas investem cada vez mais em estratégias para ter uma comunicação eficiente e íntima. Por isso, oferecer experiências únicas é um diferencial e melhora o relacionamento entre ambas as partes. Nesse sentido, surge o chat proativo, um aliado na hora de tirar dúvidas e fornecer suporte aos consumidores por meio do site.

Sabemos sobre a importância de um bom atendimento para transmitir uma imagem positiva da marca. Dessa forma, o chat aumenta o engajamento online e contribui para a satisfação dos compradores. Se você quer saber como investir nessa ferramenta e usá-la de maneira adequada, continue acompanhando o post e confira as informações que selecionamos sobre o assunto!

Ofereça ajuda durante a finalização da compra

Durante a finalização da compra, é comum que o cliente tenha dúvidas sobre os procedimentos do site, se concluirá o pedido ou não, e assim por diante. Portanto, providencie que o chat esteja disponível para responder aos questionamentos que surgirem e fornecer o melhor atendimento possível.

Fazer isso diminui as desistências de compra, pois, em muitos casos, o consumidor não finaliza a compra porque teve algum problema durante o procedimento. Se você tiver um canal de comunicação fácil e rápido sempre à disposição do usuário, será mais fácil a empresa ser contatada para resolver esse tipo de situação, já que em pouco tempo o cliente recebe um retorno.

Avalie o tempo de permanência do cliente em cada página

Monitorar o tempo de permanência em cada página é uma ação eficiente para identificar quando a pessoa está com algum problema ou dificuldade no site. Se o usuário está em uma mesma página por um longo período, por exemplo, é possível usar o chat para oferecer ajuda e se colocar à disposição para fornecer instruções sobre o procedimento.

Ter esse acompanhamento faz toda a diferença nos resultados da marca, porque essa assistência se torna essencial caso o cliente tenha dúvidas sobre algum produto, processo ou qualquer outro aspecto do site.

Foque na venda de produtos específicos

Outra funcionalidade do chat proativo é a possibilidade de focar na venda de produtos específicos do site. Então, você pode configurar para que o recurso seja ativado em páginas com itens em promoções ou, até mesmo, investir em um atendimento mais personalizado, oferecendo suporte para os clientes que buscam por determinado tipo de compra.

Assim, você aumenta o número de vendas realizadas no site e fornece um suporte de qualidade, pois o foco será em alguns produtos, o que garante um atendimento mais próximo.

Analise todos os dados

Todas as informações extraídas do chat proativo podem oferecer uma base para analisar e verificar os resultados das vendas e atendimentos feitos. Esses dados são relacionados ao perfil de compra, interesses dos clientes, localização e diversos outros aspectos são fornecidos por meio do recurso.

Com isso em mãos, fica mais fácil pensar em estratégias e ações que ajudam a personalizar o atendimento e torná-lo mais positivo para o cliente. Também é uma forma de conhecer mais sobre o seu público e o que é mais importante para ele durante a assistência no chat.

Portanto, reúna esses dados para usá-los a favor de sua empresa e, a partir disso, ter um sistema de suporte ao cliente mais otimizado e que atenda às necessidades dos usuários.

Tenha informações detalhadas 

Por meio do chat o colaborador pode acessar algumas informações mais específicas e que também colaboram para as estratégias de sua empresa, como a palavra-chave usada pelo cliente, se é o primeiro contato com o site e por aí vai.

Conhecer esse histórico do consumidor até o seu negócio contribui para a implementação de abordagens que sejam compatíveis com o perfil dele e, consequentemente, aumentam as chances de venda.

É um recurso útil para você identificar quais são os interesses do público e quais métodos utilizados para o atendimento no chat têm resultados mais expressivos.

Solucione objeções

O chat proativo também visa diminuir os problemas apontados por clientes que usam o site e produtos da marca. Para não deixar que imprevistos ou falhas prejudiquem a visão do cliente sobre seu site, é necessário contar com uma assistência eficiente.

Por isso, é fundamental que os atendentes estejam dispostos e capacitados para solucionar situações e objeções que podem surgir durante a experiência do consumidor. Fazer isso é uma forma de transmitir credibilidade ao público e quando as ações demonstram a eficiência e a agilidade da empresa, as chances de reverter a opinião do cliente e, por fim, fechar negócio são maiores.

Então, para ter um bom engajamento online, invista em um time que esteja pronto para resolver questões negativas apontadas pelo público, o mais rápido possível. Do contrário, a reputação de sua marca será afetada, o que prejudicará o relacionamento com o público.

Busque a fidelização dos clientes

Oferecer vantagens durante o processo de compras do consumidor pode ajudá-lo na fidelização. Optar por uma experiência única e humanizada também é fundamental para atrair os compradores novamente até a sua marca. Portanto, foque em estratégias inovadoras e eficientes no chat para ter um retorno positivo na fidelização do público.

Treinar a equipe e promover campanhas com esse objetivo é uma excelente maneira de alcançar números expressivos e que fazem toda a diferença no crescimento da empresa.

Um chat proativo aumenta o engajamento online e contribui para o crescimento da empresa, já que com um bom canal de relacionamento com o cliente, os lucros e resultados são melhores. Para que isso aconteça, é essencial colocar em prática medidas que contribuam positivamente para a experiência do usuário no site.

Dessa forma, aposte nas dicas apresentadas neste post, como analisar os dados, oferecer ajuda durante a finalização da compra e ter informações detalhadas. Com isso, você garante a satisfação dos consumidores em relação ao suporte oferecido e, além disso, fecha um maior número de vendas.

Esperamos que essas sugestões tenham contribuído para o seu conhecimento sobre o chat proativo e os benefícios que esse recurso gera para a performance da empresa.

O que você achou desta leitura? Aproveite para ler também nosso guia completo sobre chat para loja virtual.

[Newsletter] Receba os melhores conteúdos sobre atendimento diretamente no seu e-mail, cadastre-se!

Compartilhe.

Sobre o autor

Deixar uma resposta