Veja como a tecnologia está facilitando a adaptação das empresas ao home office

A implementação do home office se tornou a alternativa mais viável entre as empresas para manter a segurança. E isso vem dando resultados graças à tecnologia. Veja aqui algumas soluções que ajudam na adaptação.

Nas últimas semanas, um cenário inusitado vem mexendo a vida de todo mundo, literalmente, e impondo novos desafios à nossa rotina. A necessidade de adaptação rápida impactou muitas empresas, mas com ajuda da tecnologia essa mudança vem sendo bem absorvida pelos colaboradores e também pelos clientes.

Útil na comunicação remota, na organização das tarefas e no desempenho das equipes, a tecnologia traz benefícios para todas as áreas. Inclusive no atendimento, um dos setores mais impactados pela crise do coronavírus, porém o relacionamento constante se tornou um meio de contornar a situação sem prejudicar a experiência do cliente. Mas antes de focar no atendimento, veja como a tecnologia se tornou uma grande aliada das empresas no contexto atual.

A tecnologia como meio de encurtar distâncias e facilitar a comunicação

Não é somente o relacionamento com os clientes que precisa ser intensificado. A comunicação interna também é um fator determinante para o bom desempenho dos negócios. Nesse contexto, as vídeoconferências e chamadas se tornaram indispensáveis para reuniões e alinhamentos.

Mesmo não fluindo tão bem como a comunicação presencial, as ferramentas estão viabilizando o trabalho remoto e tornando esse cenário possível. Veja abaixo alguns exemplos de ferramentas muito úteis para manter seus colaboradores conectados.

Google Hangouts Meet

Essa plataforma do Google é focada em reuniões. Você pode enviar o link da sala de bate papo para qualquer pessoa, nem necessidade de instalar programas ou extensões. A integração com a Suíte do Google dá a opção de vincular reuniões à agenda da plataforma, facilitando a gestão das chamadas.

Microsoft Team

O Microsoft Teams é um aplicativo de reunião e troca de mensagens. As chamadas de vídeos permitem compartilhamento de tela e o limite de armazenamento na versão gratuita é de 10GB. Além disso, o Teams integra a outros produtos da Microsoft, como o Office e o Skype.

Zoom

Outra ótima opção para realizar videoconferências, o Zoom comporta até 100 pessoas em uma reunião com limite de 40 minutos na sua versão gratuita. Também não é preciso ter conta na ferramenta para usá-la.

Slack

Concorrente do Microsoft Teams, o Slack já é muito usado por startups e conta com vários recursos para que as equipes mantenham comunicação frequente. É possível trocar mensagens individuais ou em grupos, sendo ideal para organizar a gestão de equipes.

Você pode ver que opções não faltam para manter a comunicação com a equipe. Mas agora vamos mostrar opções de ferramentas que ajudam na organização e na produtividade do trabalho home office.

A produtividade pode ser manter alta mesmo nesse cenário

Google Drive

O Google Drive é a opção certa para armazenar arquivos em nuvem e compartilhar com outras pessoas. Assim dá pra trabalhar em conjunto, fazer edições em tempo real e se comunicar com os envolvidos na tarefa.

Google Calendar

Para manter seu cronograma de tarefas e eventos sempre atualizado o calendário do Google aparece como a melhor opção. Você pode ainda estabelecer tempo para realizar as atividades e ainda controlar reuniões no Hangouts Meet, como falamos acima.

Trello

O Trello ajuda a organizar projetos e entregas, também com a participação de outros colaboradores. Com diversos recursos visuais para o acompanhamento das tarefas, a ferramenta permite criar cards e listas de tarefas diárias ou semanais, com atualização no status e níveis de prioridade.

Desk360

Nós somos um sistema de atendimento online ideal para o relacionamento com clientes externos e internos (colaboradores). O Desk360 ajuda na produtividade da equipe, organização dos processos e traz métricas de desempenho individuais e gerais.

A ferramenta é um excelente recurso para a gestão do atendimento, especialmente no trabalho home office. É possível controlar toda operação de relacionamento em um só painel, centralizando e organizando contatos de diversos canais.

Você pode criar e configurar processos que triam e direcionam os atendimentos para as categorias certas, definindo prioridades e controlando os tempos de resposta de cada área do atendimento. Com o Desk360, você também gerencia as informações dos seus clientes, registra todos os atendimentos e tem acesso aos históricos.

Dê respaldo para sua equipe proporcionar boas experiência aos seus clientes

Se a tecnologia está proporcionando recursos para o trabalho remoto, nada melhor que aproveitar os benefícios também no atendimento. Facilitar a adaptação dos atendentes ao novo momento é fundamental para garantir a qualidade da operação e a satisfação do cliente.

O momento é de insegurança, mas o atendimento tem um papel chave na redução dos impactos no negócio. Se o ambiente não está favorável à expansão das receitas e geração de novos negócios, agora, mais do que nunca, é preciso olhar para os clientes e mantê-los na sua base de consumidores.

Por isso a sua operação deve trabalhar com foco em otimizar o atendimento, diminuindo o tempo de espera dos clientes e aumentando o índice de resolução em primeira interação. E tudo isso é possível com o Desk360.

A empatia vem em primeiro lugar

A empatia e a humanização serão fatores essenciais para manter seus clientes fiéis à sua marca. Por isso é hora de ser flexível, ouvir com atenção os problemas dos clientes, oferecer apoio e valorizar a parceria.

Também é hora de fazer jus à função social da empresa e ser solidário da forma que for possível. Nós do Desk360 estamos fazendo a nossa parte disponibilizando nosso plano mais avançado gratuitamente por 2 meses, para ajudar as empresas na gestão do atendimento online.

Assim você pode prestar um atendimento seguro, controlando os canais de contato com organização de fluxos e otimização de processos. E a distância não será um problema, já que você vai ter um visão completa da operação, com dados do atendimento em tempo real e monitoramento da satisfação dos clientes.
Ative o plano avançado do Desk360 e conte com nossa equipe de suporte para configurar a ferramenta.

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Sobre o autor

Especialista em atendimento ao cliente, produtor de conteúdos e editor do Melhor Atendimento. Acredito que o atendimento ao cliente é a melhor forma de tornar qualquer negócio mais humano. Por isso creio que empresas que tratam o atendimento e a experiência do cliente como prioridade estão muito a frente das demais.

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