Como diminuir a taxa de abandono de atendimento de clientes?

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A importância de novas tecnologias para as empresas trouxe inúmeras vantagens. Diversos softwares e ferramentas de gerenciamento de suporte têm contribuído para diminuir a taxa de abandono de atendimento.

Isso é possível porque a tecnologia de um sistema de atendimento completo — software que é apontado como um dos essenciais indicadores em um call center, para mensurar o êxito ou fracasso do atendimento — está sendo empregada. O uso correto da ferramenta permite um acompanhamento seguro e consistente da sua relação com os clientes e é a solução perfeita para alcançar o sucesso.

Neste texto, você vai conhecer como tornar seu atendimento mais eficiente. Continue lendo e descubra!

Quais as principais estratégias que devem ser adotadas para redução da taxa

Atualmente, com a tecnologia presente cada vez mais no mundo corporativo, as organizações podem fazer uso de informações mais precisas. É imprescindível acompanhar e ficar atento ao que está acontecendo para melhor atender aos seus consumidores.

Uma taxa de abandono baixa assegura maior fidelização de seus clientes. Algumas medidas devem ser observadas para que a empresa forneça um atendimento eficiente e eficaz. O alcance de metas e expectativas são os propósitos de qualquer organização. Veja as dicas abaixo.

Monitorar e analisar os horários de maior alocação de atendimento

Isso permite que haja uma maior distribuição de atendentes nesses horários, otimizando a qualidade do atendimento e tornando sua equipe mais eficaz. A qualidade desse contato é a maneira de distinguir dos oponentes e trazer excelência aos serviços.

Monitorar e analisar possibilita saber em quais momentos do dia e hora ou quais são os dias que o recebimento de ligações estão acima da média. Prestar um serviço de qualidade e contar com colaboradores preparados vai fazer toda a diferença no seu negócio.

De acordo com o volume de ligações e caso os funcionários não estiverem acompanhando a demanda, considere a contratação de mais colaboradores para não ocorrer taxa de abandono. O sucesso do negócio são os clientes satisfeitos, e um atendimento rápido e eficiente confirma o retorno do investimento no sistema.

Oferecer eventos promocionais ou propagandas nos meios de comunicação

O uso dessa tecnologia na hora da comunicação gera automaticamente oscilação nos serviços prestados. Direcionar o conteúdo no momento e horário certo previne e evita que esse tipo de propaganda ocorra em momentos em que o sistema está mais sobrecarregado.

Dimensionar corretamente a equipe de trabalho em horários de maior operação

O gerenciamento coletivo para melhorar o fluxo de trabalho visa alcançar maior eficiência. Adaptar as equipes às necessidades em determinados horários é uma das principais etapas para diminuir a taxa de abandono na fila do atendimento.

O uso de um sistema de atendimento, como o Desk360 ,que foi desenvolvido para contribuir, conquistar e manter um suporte de qualidade e alto nível de eficiência, é essencial para isso.

Automatizar os processos na central de atendimento

Ao investir em automação de qualidade é possível controlar e acompanhar resultados em tempo real, impactando positivamente na redução da taxa de abandono. A automação traz às empresas ganhos de produtividade, melhor lucratividade e redução do tempo de atendimento.

Conheça algumas vantagens:

  • melhor alocação da força de trabalho;
  • redução de custo com funcionários;
  • limitação de erros humanos;
  • ganhos no monitoramento da equipe de atendimento;
  • padronização das atividades;
  • elevação da eficiência no atendimento;
  • satisfação e fidelização de clientes;
  • informações mais eficientes;
  • acompanha e registra de forma organizada todas as solicitações dos clientes.

Importância de novas tecnologias para evitar a taxa de abandono de atendimento

Além dos cuidados já citados acima, o uso de um sistema de atendimento completo como o Desk360 — ferramenta de gerenciamento de atividade — torna todas as operações mais fluidas, possibilitando também que outras operações sejam realizadas e que haja interação entre seus funcionários e clientes. Veja algumas logo abaixo.

Invista em tecnologias de qualidade

Com o uso de um bom sistema de atendimento você poderá organizar e facilitar o contato estratégico da sua empresa, criando uma rotina de trabalho que agilizará suas tarefas básicas. Investir em novas metodologias é uma maneira de dar maior suporte a sua equipe, otimizar os processos e evoluir cada vez esse aspecto.

Ofereça um Call Back

Com o uso dessa ferramenta o fluxo de atendimento vai ficar mais aliviado. O Call Back é uma das soluções mais eficientes, pois promove o retorno das chamadas de forma automática e programada para os clientes que estão esperando um retorno. Esse método garante que o contato não seja perdido e o cliente sente-se respeitado.

Utilize Chat e proporcione mais eficiência ao atendimento

O chat é um modelo de atendimento 100% digital. Garante várias vantagens no suporte tanto para os consumidores quanto para os colaboradores. O custo é baixo, passa confiabilidade, ajuda no controle interno e externo, gera relatórios.

Além disso, os colaboradores no chat podem atender mais de um cliente, enquanto que no telefone fica restrito esse atendimento, entre outros benefícios para sua empresa.

Utilize URA

A URA — sistema que permite uma série de automações no atendimento por telefone, disponibiliza os seguintes tipos de recursos: atender, transferir e desligar uma ligação. O sistema direciona o cliente para o setor correto após ele informar o que deseja. Além disso, o consumidor escolhe entre as opções numéricas apresentadas para obter o apoio que precisa.

É um sistema aprimorado que vai além disso, sendo capaz de interagir com diversos sistemas da empresa, permitindo diversificação no autoatendimento aos consumidores e redução de custos por meio de retenção de ligações. Dessa forma, atende às necessidade do cliente sem que seja transferida a ligação, reduzindo o tempo médio de atendimento dos colaboradores.

Por isso a Unidade de Resposta Audível já faz parte de diversos setores no mercado atual, como: informar aos clientes o status da entrega dos seus pedidos — rastreabilidade busca no sistema por meio do número do pedido, solicitação de segunda via de boleto para pagamento, SMS informando o código de barra, entre outros serviços.

Fica claro que a implantação e o uso da tecnologia como aliada vai agilizar e otimizar o gerenciamento das tarefas e automaticamente a taxa de abandono de atendimento será minimizada. O uso de um sistema completo como o Desk360, vai proporcionar maior organização no seu suporte. Fique atento às inovações e exigências do mercado para garantir o sucesso do seu negócio.

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