Software de Help Desk: o que vai para nuvem?

A resposta para a pergunta inicial deste artigo é: depende.

Um Software de Help Desk pode ou não estar na nuvem. Mas caso ele esteja, que é o caso do chamado Software as a Service (SaaS), tudo será gerenciado pelo provedor do software e o acesso a ele ocorre totalmente pela Internet.

Mas que história é essa de nuvem?

Nuvem, ou “cloud” em inglês, é um conceito no qual permite que sistemas deixem de ficar armazenados em equipamentos para serem armazenados em servidores, no qual o acesso a estes sistemas passa a ser totalmente via Internet, daí a ideia de nuvem.

Os SaaS são utilizadores da tecnologia “Cloud Computing” oferecendo estes serviços online.

Vamos simplificar com exemplos: o Office365 da Microsoft  é a versão cloud do pacote Office. Netflix e Spotify são outros grandes exemplos de SaaS, nos quais usufruímos do serviço deles de forma totalmente online.

Agora que já entendemos melhor essa parte conceitual de nuvem, quero apresentar a você alguns benefícios que um software de help desk na nuvem pode te proporcionar. Bora lá?

Diminuição de custos e investimentos

Diminuição de custos e investimentos

Utilizando um software de help desk na nuvem, ao invés de uma taxa única para aquisição da licença mais a instalação, você realiza os pagamentos de acordo com o uso da ferramenta e de acordo com a quantidade de usuários necessários.

Esta é uma das causas do SaaS ser conhecido como um software sob demanda. Você só paga pelo o que realmente for usar.

Se precisa de 10 agentes em seu help desk, libere esta quantidade. Precisa aumentar sua equipe de atendimento? Basta solicitar mais usuários. Não desperdice seu dinheiro com o que não precisa!

Além do mais, um software de help desk na nuvem pode conceder ofertas com preços menores, além de planos anuais com descontos.

Alguns fatores também devem ser levados em conta, como os investimentos menores em hardware e infraestrutura.

Você não precisa investir em hardware para ter disponível uma ferramenta de help desk na nuvem. Evita também a necessidade de ter uma equipe focada na resolução de problemas com o software e com rotinas preventivas, pois com um serviço na nuvem o próprio provedor se torna responsável por realizar este trabalho, como por exemplo, as rotinas de backup dos dados.

Flexibilidade

Flexibilidade

Ao pensarmos em um software de help desk compreende-se que ele pode até ser opcional para pequenas empresas, mas torna-se essencial para grandes companhias. Isto acontece devido a alta demanda de suporte interno nestas empresas, onde um software de help desk entra para ajudar na gestão de todo o atendimento prestado.

Para estas grandes empresas, com um software de help desk na nuvem, além de gerenciarem essa alta demanda de suporte, conseguem usar o software de forma bem flexível, precisando apenas ter acesso à internet.

Muitas empresas têm adotado o trabalho home office para seus funcionários e com um software de help desk na nuvem isso se torna totalmente possível.

Você consegue acompanhar sua equipe independente do equipamento utilizado: celular, tablet, computador e também independente do lugar: escritório ou em casa.

Melhorias recorrentes

Melhorias recorrentes

Os provedores deste tipo de serviço na nuvem fornecem continuamente melhorias ao software, buscando sempre o aprimoramento dos mesmos. As atualizações tornam-se recorrentes com ajustes e novas funcionalidades.

Normalmente possuem uma equipe focada no desenvolvimento destas novas funcionalidades, algo que você não teria se obtivesse um software de help desk fora da nuvem.

Bom, estes foram apenas alguns benefícios de um software de help desk na nuvem.

E aí? Você já utiliza uma ferramenta de help desk na nuvem? Está em dúvida se vale a pena a mudança?

Bom, não quero fazer a cabeça de ninguém, mas espero que a sua também esteja nas nuvens! Rs…

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Sobre o autor

Atua como Product Owner e está sempre disposta a acompanhar de perto cada cliente, a melhorar a experiência de cada um deles, principalmente se tratando de atendimento. Coloca acima de tudo Deus, a família e é apaixonada por música.