Software de atendimento ao cliente: veja 6 benefícios para o gestor

As pessoas que precisam de suporte técnico para solucionar um problema com serviços e produtos, valorizam um atendimento rápido, atencioso e eficiente. Do mesmo modo, é difícil aqueles que passaram um bom tempo aguardando respostas, esquecerem essa situação ao avaliar uma marca. E a melhor forma de oferecer um atendimento de qualidade, é com o auxílio de um software de atendimento ao cliente para otimizar as tarefas.

Em um mercado com concorrência agressiva, as empresas que oferecerem um atendimento ao cliente de qualidade podem garantir o diferencial que faz o público escolher uma marca. Afinal, quem não gosta de ser bem atendido? Como os consumidores atuais estão cada vez mais imediatistas, exigentes e conscientes, proporcionar um atendimento diferenciado se torna ainda mais essencial.

Inclusive, de acordo com uma pesquisa da Aspect Consumer Experience Survey, 76% dos consumidores enxergam o suporte ao cliente como uma maneira de valorizar o público. Um outro estudo concluiu que 68% dos consumidores pagariam mais por um produto ou serviço de empresas que prestam um atendimento de maior qualidade. Então, oferecer excelente atendimento ao cliente ajuda na atração e retenção de clientes.

E contar com ferramentas que otimizam a rotina da equipe de atendimento e dos gestores pode ser o diferencial que você precisa para alcançar o sucesso empresarial. Então, quer saber por que um software de atendimento ajuda você? Continue a leitura e descubra os 6 principais benefícios!

1. Aumento na produtividade da equipe

Uma plataforma de atendimento ao cliente basicamente torna os processos que o atendimento lida mais ágeis e possibilita que os funcionários responsáveis fiquem à disposição de outros clientes sem muitas delongas.

Imagine a seguinte analogia, há um restaurante enorme e com garçons em circulação para atender as pessoas. Se esses funcionários pudessem encurtar a distância entre os consumidores e a cozinha, o pedido poderia ser registrado e enviado com mais rapidez. Assim, os garçons poderiam ter mais tempo para se dedicar aos demais clientes sem que ninguém espere por muito tempo.

É desse modo que funciona o software de atendimento ao cliente, ele encurta a distância entre a empresa e seu consumidor ao gerar automaticamente relatórios e estatísticas sobre o desempenho da equipe.

A partir dessas informações, é possível identificar os problemas mais recorrentes na estrutura do suporte e adotar estratégias de melhorias. Em outras palavras, ele otimiza os serviços e faz com que os funcionários tenham mais produtividade ao atender um maior número de pessoas diariamente.

Concentração de chamados

Outra vantagem que o software de atendimento ao cliente garante para a produtividade da equipe é a concentração de chamados. Por meio disso, todas as entradas de chamados (formulários de contato, e-mail e chat) ficam concentradas em uma única plataforma. Isso facilita a visualização de status dos tickets, sem que haja a necessidade dos membros do suporte usarem diferentes plataformas.

2. Controle de métricas e indicadores mais eficientes

Atualmente, os dados que cada consumidor gera nas interações com a empresa são informações valiosas para as decisões futuras. Com o software de atendimento ao cliente, o histórico de dúvidas, soluções adotadas, problemas recorrentes, etc. ficam registrados e podem ser consultados sempre que necessário para confirmar informações e ajudar na resolução de problemas.

Assim, uma empresa pode utilizar métricas relevantes de avaliação, como redução de custo de atendimento, taxa de engajamento, churn, tempo médio de atendimento etc.

3. Mais tempo para focar na gestão estratégica do setor

Você já percebeu que adotar uma ferramenta de atendimento ao cliente possibilita a otimização de tempo dos gestores e funcionários, certo? Não são só os clientes que sentem os ganhos com um atendimento mais ágil.

Os profissionais da empresa agora conseguem analisar os consumidores com o auxílio de recursos existentes em softwares. Dessa forma, é possível proporcionar um contato de maior valor para trazer soluções eficazes para os problemas existentes.

4. Mapear os cliente por meio de histórico de atendimentos

Um software de atendimento ao cliente possibilita o monitoramento dos consumidores — o que ajuda a montar um perfil comportamental dele para realizar um suporte consultivo e facilitar na criação de estratégias com mais certeza de elas satisfarão esse público.

A outra vantagem é que o histórico de atendimentos pode ser unificado em todos os canais utilizados para o suporte. Isso mostra uma visão unificada do cliente — independentemente do canal que ele tenha acessado — e facilita na comunicação entre operadoras, caso você precise transferir um contado instantaneamente, sem a necessidade de abrir protocolos.

5. Chamados organizados por prioridades

Responder os chamados por ordem cronológica pode colocar na frente as demandas que não exigem tanta rapidez e urgência na resposta quanto a de outras pessoas. Como consequência, seus clientes podem se tornar cada vez mais insatisfeitos com o atendimento e trocar você por uma marca que preencha essas lacunas.

Nesse caso, introduzir um sistema de gestão de atendimento torna mais fácil organizar os chamados por prioridades e evitar transtornos, ao impossibilitar longas esperas.

6. Feedbacks para melhoria na qualidade do produto oferecido

É a partir do suporte ao consumidor que uma corporação consegue obter uma enorme quantidade de informações valiosas sobre o atendimento, sem precisar gastar um centavo extra com pesquisas. Aliar os softwares nessa tarefa potencializa ainda mais a estratégia e faz com que sua corporação melhore gradativamente a qualidade do produto ou serviço ofertado.

Afinal, com ele você pode aplicar um controle mais eficiente sobre cada cliente, contar com feedbacks realizados de modo apurado e fazer um atendimento personalizado, o que aumenta a satisfação do público: de acordo com pesquisas realizadas pela Segmente, 44% dos entrevistados afirmam que quando o suporte é individualizado, há mais chances de compra e contratação de serviços.

Ou seja, quando as pessoas sentem que o negócio realmente se importa em ajudar na resolução de problemas, há mais chances de serem fiéis à empresa. Com uma boa ferramenta de gestão, é possível conferir o histórico do cliente e fica mais fácil impressioná-lo.

Logo, adotar softwares de atendimento ao cliente é um investimento indispensável para trazer maior produtividade, rapidez e eficácia ao negócio. No entanto, antes da sua implementação, é recomendado uma pesquisa apurada para garantir um produto que atenda às necessidades e expectativas. Feito isso, basta colher os frutos gerados ao seu empreendimento.

Agora que você já sabe os benefícios do software de atendimento ao cliente e a importância de escolher o melhor para você, sua equipe e clientes, entre em contato conosco para conhecer nossos serviços!

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