Saiba como recuperar vendas perdidas com o abandono de carrinho

Um grande desafio enfrentado pelas lojas virtuais é o abandono de carrinho. Nesse caso, o potencial cliente escolhe o produto, mas não prossegue até a última etapa para o fechamento da compra. Essa ação tem impacto negativo para o e-commerce e, certamente, afeta os resultados e os lucros. Por isso, é essencial promover medidas que minimizem o problema.

Afinal, é possível reverter a situação e atrair os usuários até o site novamente? Por meio de algumas estratégias você aumenta as chances de recuperar as vendas perdidas com o abandono de carrinho. Pensando nisso, selecionamos algumas sugestões certeiras sobre o assunto para melhorar o desempenho de sua loja virtual. Boa leitura!

Quais são os principais motivos para o abandono de carrinho?

Entender quais são as causas mais comuns para que os clientes desistam de continuar comprando é crucial para planejar melhorias no e-commerce e, a partir disso, obter bons resultados. Nesse sentido, separamos algumas explicações válidas para o abandono de carrinho. Conheça quais são elas!

Frete

O frete interfere na experiência do cliente, afinal, se o valor for acima do esperado, por exemplo, há a possibilidade de abandono de carrinho. Quando o comprador realiza todos os passos até o fechamento do negócio, mas não concorda com o preço do frete ou com as opções disponibilizadas pela loja, as chances de desistência consequentemente são maiores.

É importante alinhar a logística para que todos os processos sejam eficientes e vantajosos para o seu e-commerce, assim como, para o cliente. Dessa forma, o preço do frete, apesar de fazer parte do valor da compra, não será um fator decisivo no abandono de carrinho.

Compra impensada

Uma das situações mais recorrentes no comércio eletrônico é a desistência da compra por causa da impulsividade. Muitos consumidores observam a facilidade de adquirir produtos online, e por isso, inicialmente, não analisam todos os fatores importantes, como orçamento, usabilidade do item e assim por diante.

Para diminuir o abandono de carrinho devido a isso, faça uma segmentação do seu público e conheça quais são as reais necessidades dele. Fazendo isso, quando o consumidor acessar a sua loja virtual, ele terá em mente quais são suas escolhas e, com isso, decidirá com mais rapidez.

Opções de pagamento

Oferecer várias possibilidades de pagamento ao cliente é uma forma de reduzir o abandono de carrinho. Se o usuário escolhe um produto, mas ao finalizar observa que as opções para pagar pelo item não são compatíveis com a sua situação, as chances de desistir da compra aumentam.

Por isso, é relevante entender quais são as alternativas mais interessantes para o perfil de seus consumidores. Com base nisso, coloque em prática aquelas que são mais vantajosas e utilizadas com frequência. Dessa forma, você garante um diferencial para os compradores na hora de realizar a compra.

Esse é um aspecto bastante considerado por clientes, pois, em alguns casos, as pessoas usam somente um meio de pagamento e levam isso em conta ao comprar online.

Cadastramento burocrático

Um ponto que impulsiona o abandono de carrinho é o cadastramento burocrático ao finalizar a compra. Os clientes buscam fechar negócio rapidamente e a grande quantidade de dados exigidos para efetuar o pagamento pode prejudicar as vendas.

Sabemos que um dos principais motivos para o crescimento do comércio eletrônico é a facilidade ao comprar e pesquisar produtos. Por outro lado, se o e-commerce exige muitas informações após a escolha do item, o consumidor poderá desistir de continuar o processo.

Como é possível recuperar vendas perdidas com o abandono de carrinho?

Algumas medidas têm grande importância para auxiliar o negócio no volume de vendas e, principalmente, a reduzir o abandono de carrinho na loja virtual. Selecionamos algumas práticas que são eficientes e que colaboram para ter um melhor desempenho.

Google ads

Utilizar campanhas e anúncios pagos para promover a sua marca é um recurso importante para atrair o público certo para o e-commerce. Por meio dessa ferramenta, você pode criar estratégias direcionadas e, a partir disso, chamar a atenção de potenciais clientes para o site novamente.

Quando a loja virtual usa técnicas certeiras de Google Ads é possível realizar ações específicas para diminuir o abandono de carrinho.

Remarketing

O remarketing é uma estratégia importante para criar anúncios personalizados para aqueles que já visitaram o e-commerce e não concluíram a compra. Com esse recurso, é possível promover ações específicas, com descontos e promoções de itens que foram pesquisados e adicionados ao carrinho.

É uma maneira de lembrar o consumidor que determinado produto está sendo ofertado com melhores condições de pagamento. Assim, se ele não concluiu a compra, fica mais fácil retornar ao site, continuar os procedimentos e, por fim, adquirir o item.

E-mail marketing

O uso de e-mail marketing é um método eficiente para estabelecer uma comunicação mais próxima com o cliente. Por meio da estratégia, você cria alertas de preços, promoções e novidades importantes para atrair o comprador até a loja virtual.

Quando o usuário abandona o carrinho é possível realizar o disparo automático de e-mails que contribuem para a recuperação de carrinho.

Qual é o papel do atendimento na recuperação de carrinho?

O atendimento eficiente é importante para tirar dúvidas e fornecer suporte sobre os processos de compra. Em alguns casos, o cliente desiste de concluir o pedido devido à falta de informações sobre o produto ou outro procedimento da loja virtual.

Então, uma assistência de qualidade tem papel fundamental para recuperar carrinhos abandonados e aumentar a conversão de vendas. Nesse sentido, disponibilizar recursos, como chat, e-mail, FAQ e outros canais de atendimento é essencial para garantir bons resultados.

O abandono de carrinho é comum no comércio eletrônico e é um desafio para os lojistas que têm o objetivo de alavancar as vendas. No entanto, algumas ações podem ajudar a atrair o consumidor novamente para o site e finalizar a compra. Todas as dicas apresentadas neste post são relevantes e, quando colocadas em prática, se tornam boas alternativas para minimizar o problema.

Gostou da leitura? Para continuar aprendendo sobre o assunto, leia também nosso post sobre 3 dicas para tratar bem o cliente em sua loja virtual.

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Sobre o autor

Atualmente é Coordenadora de Gestão de Atendimento. Como gestora, defende que misturar brilho nos olhos com liberdade e autonomia, desenvolve pessoas. No atendimento, acredita que a comunicação é a principal forma de compartilhar e trocar experiências. É por isso que escreve com todo amor, baseando-se em: experiências, estudos e muita vontade de fazer acontecer. Frisando que é com atendimento que se bate metas!

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