Qual é a relação entre serviço de suporte e fidelização do colaborador?

Para que ocorra a fidelização do cliente interno, diversas ações e práticas são necessárias. Afinal, o colaborador avalia o ambiente em que convive diariamente. Então, a rotina de trabalho e a produtividade de todos os funcionários são afetadas pelo suporte que a empresa oferece.

Por meio de um bom serviço interno, é possível fidelizar colaboradores, garantindo um espaço agradável e construtivo. Ao contrário do que alguns pensam, ter um bom atendimento para os funcionários está diretamente relacionado à satisfação deles.

Pensando nisso, selecionamos alguns benefícios em oferecer um suporte interno de qualidade e qual é a relação que essas ações têm com a fidelização do colaborador. Boa leitura!

Preze por um atendimento ágil

O serviço de suporte deve atender à demanda de forma ágil e eficiente. Apesar de isso, muitas vezes, ser considerado algo difícil para o time, é importante estabelecer práticas que otimizem o tempo e resolvam o problema.

Para que isso aconteça, é necessário treinamento para todos aqueles que executam e desenvolvem as atividades de suporte na empresa.

Dessa forma, com um atendimento ágil e que atenda às necessidades do colaborador, as chances de fidelização e satisfação com o serviço serão maiores. Afinal, todos que solicitam o atendimento de suporte buscam soluções rápidas para dar prosseguimento ao trabalho.

Por isso, quando a equipe de suporte está bem preparada e é objetiva na hora de fazer o atendimento, o impacto é positivo tanto para o time como para a produtividade de outros funcionários.

Invista em softwares que ofereçam informações importantes sobre a solicitação do cliente interno. Assim, com um bom número de dados em mãos, o atendimento se torna mais rápido, minimizando o tempo gasto.

Tenha um atendimento personalizado

Cada colaborador tem características e problemas diferentes, sendo que a solução e a forma de atendimento devem ser diferenciadas. Então, o time de suporte deve estar atento à necessidade de cada um, para sanar dúvidas e procurar resolver a questão de acordo com a situação.

Com um atendimento personalizado, você oferecerá uma melhor experiência para o colaborador. Por isso, utilize todas as ferramentas e os mais diversos canais de comunicação, como os chatbots, para que todos sejam atendidos de forma diferenciada.

Ofereça mais de uma solução para o problema

Essa ação pode ser fundamental para a fidelização do colaborador. Portanto, ofereça mais opções para o cliente interno, com o objetivo de solucionar o problema dele. Durante a rotina, é normal o surgimento de dúvidas ou questões referentes ao suporte.

Então, quando o colaborador abre um chamado ou entra em contato com o time responsável pela resolução do problema, é necessário que ele tenha mais de uma opção para sanar a dúvida. Com a tecnologia, diversos canais podem ser inseridos na empresa, a fim de melhorar essa comunicação.

Uma opção é o autoatendimento, que, de forma rápida, pode oferecer tudo aquilo que o colaborador precisa, otimizando o tempo dele e também da equipe de suporte.

Oferecer essas opções aumenta o nível de satisfação e melhora a produtividade dos envolvidos, ou seja, todos saem ganhando.

Leve em conta a urgência

Para que a equipe de suporte consiga ter um atendimento que atenda a todos os setores da empresa e solucione os problemas de forma eficiente, é preciso levar em conta a urgência de cada chamado. Logo, ter uma tabela com os todos os níveis de gravidade que cada situação apresenta para a empresa aumenta a excelência no atendimento interno.

Pense em um colaborador que efetuou um chamado e precisa de um atendimento urgente, já que o problema impacta diretamente na qualidade que a empresa oferece para o cliente final. Se o suporte for feito de forma rápida, solucionando a situação o mais breve possível, o funcionário se sentirá satisfeito com o serviço prestado e isso, consequentemente, aumenta a fidelização.

Portanto, estar atento aos problemas mais urgentes é essencial para ter um bom relacionamento com o cliente interno.

Use ferramentas

Alguns softwares oferecem funcionalidades importantes para o atendimento da equipe de TI. Em uma empresa, a integração entre todos os setores e colaboradores envolvidos torna o ambiente mais dinâmico e construtivo. Então, invista nesses recursos e garanta mais comodidade e praticidade para os funcionários.

Com um bom software, é possível ver a abertura de chamados, ter acesso a informações importantes para o atendimento, verificar relatórios, históricos e assim por diante. Dessa forma, todo o suporte será otimizado e integrado, facilitando o dia a dia de quem precisa de ajuda para resolver um problema.

Todo funcionário deseja mais facilidade e praticidade na rotina de trabalho. Hoje, quanto mais prático, melhor. Com o serviço de suporte, não é diferente. Não tem como ter uma equipe de clientes internos fidelizados se a empresa não investir em recursos que integrem os setores e otimizem o tempo de atendimento da equipe de TI.

Por isso, escolha o software ideal para a empresa, considerando as principais necessidades.

Ofereça um suporte de qualidade

Ter uma equipe de suporte que mantém a qualidade no atendimento e a eficiência no serviço prestado é fundamental para fidelizar os clientes internos. Assim, invista em treinamento e qualificação, para que todas as etapas da assistência tenham um efeito positivo no colaborador.

Além disso, estar sempre à disposição para tirar dúvidas e procurar soluções para os problemas enfrentados na rotina é uma excelente forma para fidelizar o colaborador.

Fornecer um suporte de qualidade, na hora em que o cliente precisa, resulta em uma boa experiência com a empresa, melhorando o relacionamento e o ambiente de trabalho.

A fidelização do cliente interno está diretamente relacionada a como ocorre o serviço de suporte. Afinal, quando uma empresa busca oferecer uma solução rápida e integrada para o colaborador, a satisfação aumenta cada vez mais. Portanto, investir em ações que melhorem a produtividade do time de TI, assim como de todos os outros setores, é essencial para que a empresa melhore os resultados e preste um serviço de qualidade ao cliente final.

Algumas práticas — como atendimento ágil, personalizado e o investimento em um software que unifique a interação na empresa — são importantes para garantir a fidelização do colaborador.

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Sobre o autor

Atua como Product Owner e está sempre disposta a acompanhar de perto cada cliente, a melhorar a experiência de cada um deles, principalmente se tratando de atendimento. Coloca acima de tudo Deus, a família e é apaixonada por música.