Marketing de relacionamento: o que é e como colocar em prática?

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Você sabe como encantar o seu cliente? Dica esperta: invista em estratégias de marketing de relacionamento! A tática é fundamental para conquistar e fidelizar consumidores, além de gerar autoridade para a sua marca. E o resultado é o melhor de todos: mais lucro para o seu negócio.

Com o mercado altamente competitivo, ter atrativos para se destacar da concorrência é essencial. Por isso, fortalecer os vínculos com o público faz toda a diferença! Afinal de contas, o cliente é a razão de existir de qualquer empreendimento e, por esse motivo, precisa ser valorizado.

Quer conhecer as vantagens do marketing de relacionamento? A seguir, você verá como a estratégia pode agregar valor para a sua empresa. Boa leitura!

O que é marketing de relacionamento?

Essa estratégia de marketing consiste em tudo que uma empresa faz para gerar e manter um relacionamento positivo com o público. Para garantir essa proximidade, várias ações devem ser realizadas com o propósito de deslumbrar o comprador.

O resultado é uma legião de consumidores fiéis e defensores da sua marca. Já pensou em seus clientes recomendando a sua empresa para familiares, amigos e conhecidos? Agora, imagina o seu negócio recebendo críticas nas redes sociais e o seu público atuar como advogado, defendendo a sua empresa em algumas situações?

Parece sonho, não é! Com o marketing de relacionamento, isso é possível.

Para que serve?

Como foi citado, é para ganhar e reter clientes. Muito além de satisfazer os consumidores, o marketing de conteúdo serve para fascinar o seu público.

Pode parecer repetitivo, mas é importante deixar claro: a estratégia não visa apenas atender bem os clientes, mas sim deixá-los apaixonados pela sua marca. A consequência é uma empresa de credibilidade e com autoridade no mercado.

Você não adora quando compra algo na internet e recebe o produto na metade do prazo aguardado? Ou, então, quando recebe um brinde surpresa? Isso é oferecer uma vantagem inesperada que garante a alegria de qualquer cliente.

Vale a pena investir?

Claro que sim! Um cliente fiel vai trazer lucros para o seu negócio durante muito tempo. Além disso, ele vai ajudar na captação de novos consumidores e defender a sua empresa em situações inesperadas.

Mas a maior vantagem é que essa relação estreita vai facilitar na coleta de feedbacks. As informações obtidas nesse processo são valiosas para garantir a melhoria de produtos e serviços.

Esse canal aberto de comunicação demonstra que a sua empresa está interessada no bem-estar do cliente e não apenas no dinheiro. Portanto, investir no marketing de relacionamento contribui para aumentar a confiança e credibilidade de sua marca.

Como implementar na sua empresa?

Agora é hora de entender, na prática, o que é marketing de relacionamento e como executar as estratégias para fidelizar o cliente.

Mas antes de tudo, vale lembrar que não existe resultado a curto prazo. O método visa uma conexão contínua e o cliente só vai se tornar seu fã com ações recorrentes.

Primeira coisa: como agradar alguém que você nem conhece? Impossível! Por isso, conhecer muito bem o seu consumidor é indispensável para uma estratégia eficiente. Só assim você entenderá as dores e angústias dele para oferecer a melhor solução. Portanto, crie uma base de dados com os contatos dos seus consumidores e a mantenha sempre atualizada.

Além do mais, compreender o público é o único meio para conseguir personalizar o atendimento e superar as expectativas do cliente. Lembre-se de que é necessário fazê-lo se sentir especial e único.

Outro ponto importante é que a cultura do relacionamento deve ser implantada, primeiramente, para o público interno. Afinal de contas, os atendentes são as pessoas que mantém contato direto com os consumidores e têm a missão de cativá-los com atendimento de excelência.

A maioria das ações precisam de suporte tecnológico para garantir a eficiência. Por isso, veja a seguir as ferramentas mais importantes para o marketing de relacionamento.

Quais ferramentas podem ser utilizadas?

Use a criatividade para gerar conteúdo relevante e obter o resultado almejado. Mas saiba que não basta ter boas ideias na cabeça, é necessário o uso de ferramentas adequadas para colocá-las em prática. Veja algumas!

E-mail marketing

Você pode se surpreender com os resultados dessa ferramenta. O e-mail marketing é o instrumento mais expressivo no marketing de relacionamento que pode assegurar a aproximação entre o público e a empresa.

Mas o que fazer? Mandar felicitações em datas especiais como aniversário, natal e ano novo. Envie também promoções, brindes, bônus, benefícios para a próxima compra e ofereça produtos que podem agradar ao cliente.

Outro ponto importante é o pós-venda, que também pode ser feito por e-mail. Pergunte sobre como foi a compra, se gostou do produto, do atendimento e peça sugestões. Isso mostra que você está interessado na experiência do consumidor e gera empatia.

Além disso, a ferramenta serve para compartilhar conteúdos úteis para a vida do consumidor. Por exemplo, notícias do setor e dicas de como usar alguns produtos. Isso gera valor para o seu cliente e para a sua empresa.

Programas de fidelidade

Por meio da oferta de benefícios, os clubes de fidelidade estimulam o cliente a continuar comprando da sua empresa em vez de procurar o concorrente. Por isso, ofereça vantagens exclusivas que ele não conseguirá em nenhum outro lugar.

Tenha atenção para presentear com o item certo para a pessoa certa. Por exemplo, dar um pneu de brinde para uma garota que acabou de comprar maquiagem da sua empresa não faz muito sentido. Portanto, avalie se o benefício oferecido surpreenderá o cliente de forma positiva.

Uma situação típica de programa de fidelidade bem-sucedido são as operadoras de cartão de crédito que convertem o valor das compras em milhas.

Redes sociais

O ambiente digital é, hoje, um mar de gente que não deve ser ignorado. Se os seus clientes estão no Facebook, Instagram, WhatsApp, LinkedIn, Twitter e Youtube, você precisa marcar presença nessas redes também. Mas não basta estar inscrito nas mídias, é necessário interagir com o público.

Não deixe ninguém sem resposta e seja ágil para resolver crises. As redes sociais são excelentes meios de comunicação, mas se forem mal usadas podem ferir a reputação da empresa. E não é esse o resultado desejado, não é mesmo? O objetivo é fortalecer os relacionamentos e disseminar conteúdos favoráveis para o seu negócio.

No ambiente corporativo, toda ação demanda um planejamento prévio. Portanto, é necessário pensar estrategicamente para gerar conteúdo relevante e que, de fato, agregará valor à sua marca. Cada rede exige um formato diferente e você precisa estar atento para produzir materiais adequados.

CRM

O Customer Relationship Management (CRM) — em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente — é um conjunto de estratégias em que o cliente é o centro de tudo.

Por meio de um software, é possível reunir dados valiosos sobre os consumidores, como contatos, preferências, comportamento de consumo, frequência de compra, ticket médio, entre outros. Todas essas informações são essenciais para promover ações mais eficazes.

Além disso, a ferramenta possibilita gerar relatórios analíticos, automatizar processos e integrar departamentos.

Investir no marketing de relacionamento é a melhor forma de estreitar os laços com os clientes. Essa é uma estratégia que faz com que os consumidores se sintam importantes e valorizados pela sua empresa. O resultado é um comprador feliz, fidelizado, fazendo propaganda positiva do seu negócio e atuando como um grande defensor da sua marca. Acredite, clientes apaixonados levarão resultados positivos para o seu negócio!

Gostou do conteúdo? Então, aprenda também a fazer a gestão de relacionamento com o cliente!

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Sobre o autor

Pós-graduando em Marketing e Inteligência Competitiva, formado em Processos Gerenciais, licenciado em Filosofia e apaixonado por Marketing Digital com especialidade em Content, SEO e Inbound. Atualmente é responsável por gerenciar os conteúdos de dois portais: Escola de E-commerce e Melhor Atendimento.