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Internet das coisas e atendimento ao cliente: veja a relação

Na era da informação, o atendimento aos consumidores de uma empresa precisa ser personalizado para oferecer a melhor experiência possível.

Por isso, os gestores que têm essa consciência das recentes mudanças trazidas pela tecnologia e inovação, são capazes de encontrar novos métodos de harmonizar todos os procedimentos com o objetivo atingir as expectativas do cliente.

Nesse cenário, surge o conceito de IoT, a Internet das coisas. Esse termo tem sido pauta em muitos eventos sobre os novos recursos tecnológicos e apresenta uma ferramenta que é procurada por várias organizações para aumentar a qualidade do seu suporte.

Se você quer saber como internet das coisas e atendimento estão associados, continue a leitura do texto e conheça mais sobre o assunto. Confira!

O que é IoT?

Inicialmente, é importante que você entenda o que é a internet das coisas. Como o termo é recente e muitos ainda não o compreendem bem, falaremos um pouco sobre seu significado e sua utilidade no cotidiano das pessoas.

De forma geral, o termo é relacionado a uma rede de dispositivos, como eletrodomésticos e veículos, que por meio de softwares e equipamentos tecnológicos, podem compartilhar dados e informações entre si.

O banco de dados gerado pela máquina se conecta a vários canais, trazendo a possibilidade de desenvolver produtos como casas inteligentes, que monitoram as necessidades dos proprietários e usam métodos para satisfazê-las.

Como a tecnologia está inserida na sociedade?

Os impactos gerados pelo uso da internet das coisas já são visíveis em nossa sociedade. No mundo corporativo, as novas tecnologias também são utilizadas para aumentar a produtividade dos colaboradores, captar novos clientes e, até mesmo, fornecer um atendimento mais customizado.

Como mencionado, um dos recursos é a casa inteligente, que facilita o dia a dia dos moradores.

No entanto, vários outros aspectos podem ser beneficiados com o uso da IoT. Além dos imóveis, os meios de pagamento também podem ser beneficiados pela tecnologia. Isso acontece porque já encontramos no mercado pulseiras, celulares e relógios inteligentes que auxiliam na hora de pagar a conta de um estabelecimento ou produto, por exemplo.

Com o acessório, o consumidor consegue fazer todas as transações necessárias por meio de um único dispositivo, de forma fácil e rápida. Assim, ela conquista mais comodidade e rapidez em todos os processos que envolvem a sua compra.

As opções são diversas quando falamos sobre a internet das coisas, que abrange aparelhos domésticos, sistemas de segurança, transporte e, até mesmo, itens que de vestuário.

De que maneira a IoT está relacionada ao atendimento?

Um dos setores que podem ser bastante beneficiados com o uso dessa tecnologia é o atendimento ao cliente, que pode ter acesso às ferramentas importantes para alcançar a expectativa do consumidor de maneira mais eficaz.

Se você está na gerência de uma empresa e quer melhorar os resultados dela, uma das principais estratégias de alcançar seu objetivo é proporcionar uma boa experiência ao público, não é mesmo? Nesse contexto, a internet das coisas tem grande importância e pode ser uma grande aliada para o negócio.

Confira como a IoT é utilizada no atendimento das organizações!

Atendimento multicanal

Oferecer um atendimento multicanal é essencial no atual momento em que vivemos. O cliente deseja estar em contato com a empresa de forma segura. Por isso, ter vários canais acessíveis e ágeis é uma forma de estar perto dos clientes e assegurar que eles terão seus problemas resolvidos.

A experiência omnichannel é importante para melhorar o relacionamento com o consumidor. Por meio desse conceito, você consegue captar dados importantes sobre o cliente e, a partir disso, ofertar o que a pessoa precisa no momento.

Personalização no suporte

Um dos principais benefícios do uso da tecnologia para as empresas é a possibilidade de conhecer a fundo os hábitos de sua base de clientes. Esse conhecimento contribui para a criação de estratégias mais específicas, que alcancem o público-alvo e resultem em números mais significativos.

A Internet das coisas é muito vantajosa nesse aspecto, já que com o acesso aos dados dos consumidores fica mais fácil identificar pontos que precisam ser ajustados e saber o que tem funcionado bem durante o atendimento.

Dessa forma, o Big Data — sistema que reúne dados sobre o público — ajuda na hora de planejar quais serão os métodos utilizados para prestar uma assistência personalizada e mais próxima do cliente.

Como resultado, a experiência ao se relacionar com a empresa será mais positiva. Além disso, a organização ganhará mais credibilidade e terá sua imagem fortalecida no mercado.

Por isso, o uso dessa tecnologia oferece vantagens tanto para o cliente, que terá um suporte mais humanizado e de acordo com a sua necessidade, quanto para a empresa, que conseguirá aumentar os resultados a partir de um bom atendimento.

Análise de dados e resultados

Outro benefício da Internet das coisas é a análise de resultados, que terá mais eficácia. Um meio para fazer isso é analisar como está a experiência do cliente com o suporte da empresa. Assim, se algum aspecto precisa ser alterado, você consegue identificar com maior clareza qual é ele e poderá pensar em formas de alterá-lo.

A análise de dados também é muito importante para sua empresa. Ela permite que você monitore preferências do público, rotina, serviços e produtos adquiridos e outros fatores que são essenciais para pensar no atendimento.

Fazendo isso, as ações se tornam mais acertadas e alcançam resultados mais expressivos, satisfazendo as necessidades e preferências de quem utiliza os serviços.

Então, com todos esses dados em mãos os gestores têm mais ferramentas para montar um planejamento eficaz, tornando as decisões adequadas para o perfil do consumidor.

A internet das coisas e atendimento estão relacionados e por isso, precisam ser considerados em uma empresa se o objetivo é melhorar a experiência do cliente. Os benefícios gerados por essa tecnologia são diversos, como personalização na assistência, melhor monitoramento dos dados e informações do público e estratégias certeiras, que são direcionadas para as pessoas certas e aumentam os números positivos.

Esperamos que essas informações tenham ajudado você a entender mais sobre o funcionamento da IoT na área de atendimento e os benefícios que ela gera para uma empresa.

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