Entenda a importância de promover a comunicação integrada na empresa

Manter uma comunicação eficiente é essencial para que a empresa seja bem-sucedida em seus processos. Com a tecnologia presente em nosso dia a dia, várias ferramentas surgiram para otimizar o diálogo entre a equipe interna e também com o público.

Dessa forma, surge a comunicação integrada. Esse conceito engloba o uso de medidas que alinha o modo como as informações são transmitidas a todos os envolvidos, como funcionários, clientes e assim por diante.

Os benefícios gerados por essa estratégia são diversos e, por isso, é importante que você conheça alguns deles e a maneira como podem afetar seu negócio.

Se você tem interesse em saber mais sobre o assunto, confira o post e entenda a importância desse tipo de estratégia para sua empresa. Boa leitura!

Mais produtividade

A comunicação integrada ajuda no aumento da produtividade da empresa. Isso acontece porque fica mais fácil desenvolver campanhas ou promover ações que tenham uma mensagem clara e objetiva para a pessoa interessada.

Assim, quando é feito um alinhamento entre os setores sobre a mensagem que será veiculada, ocorre a harmonia em todas as atividades executadas. Ou seja, a troca de informações é transmitida para clientes e funcionários, o que contribui para a coerência dos processos e ações.

Nesse sentido, evita-se o retrabalho e ruídos na comunicação que prejudicam o desempenho da empresa.

Redução dos custos

Quando as estratégias de comunicação são planejadas de forma eficiente e consegue atingir positivamente os colaboradores e também os funcionários há uma redução nos custos.

O marketing digital e o tradicional serão aplicados de maneira unificada, por isso os riscos de problemas no diálogo com clientes diminuem e, consequentemente, você tem mais lucratividade e menos prejuízos.

Além disso, estabelecer uma comunicação mais próxima dos funcionários contribui para que todas as atividades sejam bem executadas e, dessa forma, minimiza as chances com perdas financeiras e atrasos em projetos.

Melhora o posicionamento da marca

Para uma marca ter sucesso em seu posicionamento a comunicação com o público precisa estar alinhada as expectativas dele. Sabemos que um deslize na hora de dialogar com funcionários ou, até mesmo, clientes pode reverter a imagem que a marca transmite.

Mudar os valores e a mensagem por meio de uma ação pode ser visto como algo ruim pelo público, portanto, é necessário estudar qual é o melhor tom de comunicação a ser usado e como isso reflete a empresa perante o mercado.

Portanto, se você opta pela comunicação integrada, conseguirá ter um posicionamento mais compatível com os valores de sua empresa e que seja também positivo para consumidores.

Se a organização não leva em conta esse aspecto, pode ter prejuízos, pois a tendência é ter alterações em cada canal de comunicação. Por exemplo, o atendimento por telefone não condiz com a maneira de comportamento da empresa nas redes sociais.

Ou seja, há um problema de posicionamento que pode transmitir uma imagem negativa para quem utiliza os serviços ou trabalha na empresa.

Contribui para o ambiente interno

O ambiente de trabalho também é beneficiado quando a comunicação integrada é implementada. Isso acontece pois os colaboradores têm mais produtividade e harmonia na hora de desempenhar suas funções.

É comum observarmos o surgimento de problemas em empresas que ocorrem por causa de uma comunicação falha. Às vezes, uma informação é transmitida de forma equivocada e, por fim, prejudica a execução de projetos.

Então, com a comunicação integrada isso é minimizado, porque o principal objetivo é alinhar o que será veiculado para o público interno e externo.

Melhores resultados

Com a aplicação da comunicação integrada é possível ter resultados mais satisfatórios e que sejam mais vantajosos para a empresa, já que o alinhamento de informações aumenta o desempenho.

O público nota que as ações transmitem a essência da marca e com isso, se identificam com o que é divulgado em anúncios, propagandas e assim por diante. Adotar um tom de voz ou linguagem é essencial para que os resultados atinjam as expectativas e, a partir disso, impulsione o crescimento da empresa.

Portanto, aplicar a comunicação integrada é uma excelente alternativa para visualizar um aumento na lucratividade.

Segmentação de público

Ao adotar uma comunicação integrada para a sua empresa é mais fácil segmentar os diferentes tipos de público existentes. Assim, você identifica quais são os perfis que mais se encaixam com o seu negócio e quais são as ações mais atraentes para eles.

Essa segmentação impacta diretamente nos resultados, pois uma estratégia bem definida é capaz de gerar mais conversões e tem um retorno mais rápido e significativo.

Porém, para que isso aconteça é necessário entender a fundo o que o público deseja, considerando tudo o que é relevante para ele. Dessa forma, você aplica esses insights em ações e, principalmente, na maneira de se comunicar.

Produtos e serviços compreendidos com facilidade

Em alguns casos, por causa da comunicação ineficiente, os produtos e serviços oferecidos pela empresa não são compreendidos. Ou seja, o público fica confuso quanto ao que é anunciado ou divulgado.

Isso é um aspecto bastante negativo, já que para conquistar e fidelizar clientes é importante esclarecer ao máximo o que você vende, quais são os benefícios e motivos para o consumidor fechar negócio.

Além disso, é fundamental expor seus valores e pontos que representam o que é a sua marca. Com isso, você permite que o público identifique-se com o que você oferece e com a comunicação aplicada.

A comunicação integrada é uma forma de posicionar sua empresa e transmitir uma imagem mais positiva ao público, seja ele interno ou externo — fazer isso resulta em vários benefícios. Como vimos, reduz os custos da organização, melhora a eficiência e produtividade dos funcionários, cria um melhor ambiente de trabalho e vários outros aspectos. Por isso, é uma estratégia eficaz e que precisa ser considerada em seu negócio e que melhora a execução de atividades e o seu relacionamento com o público.

Esperamos que essas dicas tenham ajudado você a compreender sobre os benefícios da comunicação integrada e como ela pode impactar sua empresa. Se você gostou do que leu, assine a nossa newsletter e receba novas atualizações de conteúdos. Eles serão enviados direto para sua caixa de entrada.

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