Gestão de equipe interna: 6 práticas para aumentar sua performance

Uma boa gestão de equipe interna melhora a eficiência das atividades em uma empresa e até mesmo a qualidade do serviço entregue ao consumidor final. Nesse contexto, colocar em prática algumas ações ajuda a melhorar a performance da organização, garantindo lucros maiores e contribuindo para um local de trabalho mais agradável.

No entanto, nem sempre é fácil fazer o gerenciamento de um time de forma adequada. Para fazer isso, é necessário um trabalho diário, motivando a equipe, para, por fim, alcançar resultados expressivos.

Pensando nisso, nós selecionamos 6 práticas que colaboram para um bom desempenho de sua equipe. Aproveite a leitura!

1. Promova incentivos para a equipe

Os incentivos são uma excelente maneira de estimular os funcionários a desempenharem suas funções com mais determinação. Quando a empresa incentiva o funcionário por meio de promoções, treinamentos e bonificações, é possível observar um aumento na produtividade do time.

Fazer isso contribui para o crescimento profissional de cada um. Além disso, fortalece o relacionamento entre empresa e cliente interno.

Existem diversas maneiras de incentivar o funcionário e é importante entender quais delas funcionam melhor em sua empresa. O feedback, por exemplo, quando é bem usado, gera um estímulo no colaborador para se empenhar em objetivos e resultados definidos.

Outro ponto é o reconhecimento do trabalho de cada colaborador em um sistema meritocrático, em que cada um pode ser recompensando por seu esforço e empenho em cumprir sua função. Assim, a empresa demonstra que valoriza a dedicação da equipe.

Analise o que é válido para o seu caso e use essa estratégia, já que é uma forma de beneficiar tanto o colaborador como a organização.

2. Melhore a comunicação interna

Estabelecer uma comunicação interna simplificada e transparente ajuda nos resultados da empresa. Por meio de um diálogo aberto, o gestor conhece quais são as necessidades de seus colaboradores. Além disso, ele consegue evitar a troca de informações equivocadas entre a equipe, o que influencia diretamente na experiência com o cliente.

Compartilhe tudo o que é relevante para os funcionários executarem suas atividades com eficiência. Dessa forma, os processos se tornam mais fáceis e descomplicados.

Forneça instruções necessárias para o andamento de projetos e demais atividades na empresa. Nesse sentido, o investimento em treinamentos é excelente para impulsionar os resultados e melhorar a comunicação interna.

Evite sistemas burocráticos de comunicação, já que o uso desses recursos não contribui de maneira positiva para um diálogo ágil. Por outro lado, escolha softwares ou outra ferramenta que contem com facilidades para o dia a dia dos funcionários.

3. Ofereça uma infraestrutura adequada

Uma boa infraestrutura ajuda a melhorar a performance da equipe interna e contribui para um ambiente harmonioso e produtivo. Por isso, investir em elementos que forneçam conforto para o colaborador é essencial. Então, invista em móveis, cadeiras e outros itens que sejam ergonômicos e que colaborem para a execução das atividades. Ao fazer isso, a satisfação do cliente interno aumentará e os resultados positivos serão visíveis.

A infraestrutura também está relacionada com a qualidade das ferramentas tecnológicas que você oferta ao time. Sem um bom software, por exemplo, os processos se tornarão mais lentos, o que prejudica o cumprimento de prazos ao cliente final.

No entanto, quando a organização providencia o uso de bons recursos para a equipe, a produtividade aumenta. Assim, todos os funcionários podem otimizar o tempo e executar as tarefas com mais eficiência.

4. Elimine ações desnecessárias

Se você quer ter uma gestão que impacte positivamente sua equipe, elimine práticas que não são necessárias ou que dificultam o andamento dos processos. Nem sempre um procedimento funciona de forma eficiente na rotina do time.

Em alguns casos, é mais fácil eliminar esses processos e dar continuidade somente àqueles que são indispensáveis. Faça uma análise e verifique quais ações poderiam ser aplicadas para eliminar práticas improdutivas.

Fazendo isso, você otimiza o tempo dos colaboradores e prioriza tarefas que são importantes para o desempenho da empresa. Além disso, os resultados poderão ser observados com mais rapidez, já que os processos serão concluídos de maneira ágil e rápida.

Por isso, converse com gestores e demais funcionários para avaliar o que pode ser descartado ou não no dia a dia da equipe.

5. Realize treinamentos

Para ter um bom crescimento, é importante que a organização ofereça treinamentos e cursos de qualificação para os profissionais. Fazer esse investimento é excelente porque o conhecimento que é adquirido no curso pode ser usado em atividades na empresa.

Quando um colaborador põe em prática aquilo que aprendeu em uma palestra ou treinamento específico sobre sua função, a empresa também terá uma produtividade maior e, consequentemente, melhores resultados.

Busque opções que estejam alinhadas aos objetivos da empresa e invista em treinamentos de qualidade e que sejam úteis para a rotina dos funcionários. Dessa forma, você garante um ambiente de trabalho mais harmonioso.

6. Analise os resultados

Saber os resultados obtidos pela equipe é uma maneira de visualizar os pontos de melhoria e, então, fica mais fácil aplicar os ajustes. Se o gestor não acompanhar o desempenho individual e de cada time, ele não conseguirá entender com clareza quais são as próximas ações a serem aplicadas.

Então, verifique de forma constante como está o desempenho da empresa e, quando necessário, coloque em prática algumas modificações.

Para determinar o período em que essa análise acontecerá, considere a rotina da empresa, o quadro de funcionários e assim por diante. Com isso, você atingirá bons resultados e uma gestão de equipe interna mais eficiente.

Fazer a gestão de equipe interna é fundamental para que a empresa alcance um excelente desempenho. No entanto, é importante saber quais são as melhores práticas para fazer isso, já que um gerenciamento ineficaz pode causar diversos problemas. Investir em treinamentos, ter uma comunicação aberta, analisar os resultados e eliminar ações desnecessárias são apenas algumas recomendações que podem ter um impacto positivo para a empresa.

Portanto, use essas dicas com a sua equipe interna e acompanhe quais serão os resultados.

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Sobre o autor

Pós-graduando em Marketing e Inteligência Competitiva, formado em Processos Gerenciais, licenciado em Filosofia e apaixonado por Marketing Digital com especialidade em Content, SEO e Inbound. Atualmente é membro da equipe de marketing de performance da Tray - unidade de e-commerce da Locaweb - e responsável pelos canais de conteúdos da Escola de E-commerce.

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