Você gera valor ao seu cliente através do atendimento? Aprenda já como fazer isso!

Você sabe como gerar valor para a sua empresa? No mercado atual, existem múltiplos fatores que podem influenciar a decisão de compra de um cliente. O modo como ele enxerga os produtos e soluções da marca, em vários casos, é um dos mais importantes.

Esse fator geralmente está relacionado à maneira como a marca se posiciona e lida com as demandas de consumidores. Como é algo crítico para garantir vendas, é fundamental que o gestor esteja preparado para torná-lo um mecanismo capaz de agregar competitividade para a companhia. Isso pode ser feito por meio de várias estratégias.

Quer saber quais são as mais tradicionais e como conseguir agregar valor para o seu negócio? Veja o post a seguir!

Invista em novas tecnologias

Novas tecnologias sempre permitem que empresas melhorem a sua forma de se posicionar no mercado. Soluções de TI auxiliam gestores a serem mais ágeis, eficientes e robustos. Além disso, evitam problemas comuns no dia a dia de negócios, como gargalos operacionais e falta de flexibilidade para atender a uma demanda.

Mas, quando falamos de geração de valor, o investimento em TI pode ter um papel de destaque. Adotar ferramentas de Big Data e BI, por exemplo, permite ao gestor avaliar melhor todos os fatores que levam a companhia a ter sucesso. Além disso, auxiliam a empresa a otimizar o seu posicionamento e a inovar mais.

Isso ocorre, pois, com o apoio da análise de dados, a companhia passa a ter uma visão abrangente sobre o mercado. Tendências são previstas, o comportamento do consumidor é identificado, e o perfil do cliente, traçado com precisão. Desse modo, a empresa pode estruturar serviços de alto valor agregado e, com isso, maximizar a sua competitividade.

A tecnologia também pode agregar valor aos serviços e produtos da empresa de modo indireto. A computação na nuvem, por exemplo, torna os profissionais mais flexíveis. Os seus fluxos de trabalho ganharão mobilidade e agilidade.

Como consequência, o atendimento a demandas será mais ágil. Ao mesmo tempo, a equipe poderá se manter sempre integrada. Isso amplifica a colaboração e, consequentemente, gera mais inovação para a empresa.

Já o CRM, um software voltado para centralizar dados da relação do cliente com a marca, tem um papel de destaque no atendimento. Ele auxilia as equipes a avaliar a melhor estratégia para cada atendimento. Dessa maneira, a experiência do suporte é otimizada para ser mais atraente, dinâmica e precisa.

Ofereça experiências de consumo personalizadas

A criação de experiências de consumo personalizadas nunca foi tão valorizada. Hoje, negócios devem ser capazes de se adaptar às demandas de todos os seus clientes. Afinal, a grande diversidade de opções proporcionada pela internet e a globalização tornam a conquista de novos consumidores algo complexo.

Por isso, busque compreender o perfil de seus clientes e as suas dores. Avalie como a companhia pode se adequar a cada caso e treine os seus atendentes, profissionais de apoio e vendedores para serem flexíveis. Desse modo, a companhia conseguirá vender mais sem ter muita dificuldade no processo.

Seja transparente

A transparência, muitas vezes, é evitada por empresas. Porém, reforçar uma comunicação clara com o cliente é algo que pode evitar grandes dores de cabeça. Afinal de contas, essa abordagem auxilia o negócio a evitar riscos e garantir que as expectativas do consumidor sejam completamente atendidas sempre.

Por isso, o negócio deve sempre adotar uma abordagem que foque a transparência ao buscar um novo consumidor. Essa estratégia, aliás, também deve ser aplicada em outras partes do processo de vendas, como o suporte e a hora de fechar o contrato. Desse modo, o consumidor terá expectativas mais alinhadas com a capacidade da empresa de prestar um bom serviço.

Foque as dores do seu cliente

O foco nas dores de cada consumidor é algo que também tem grande influência nos resultados da empresa. Cada cliente pretende contratar os serviços da companhia com um fim próprio. Entendê-los em sua individualidade auxilia profissionais a atender melhor às demandas existentes e, assim, fornecer um apoio de maior valor agregado.

A compreensão das dores do consumidor também deve ser considerada durante o suporte pós-venda. Nesse momento, a companhia precisa estar preparada para identificar como o cliente está afetado por um problema e qual a melhor forma de solucioná-lo.

Para tornar o atendimento mais agradável, é crucial que o atendente compreenda como isso afeta o dia a dia do consumidor e se mostre engajado na busca pela solução.

Mantenha uma comunicação contínua no pós-venda

A comunicação é algo crítico para qualquer empresa, até mesmo as que são voltadas para serviços B2B. Hoje em dia, negócios buscam estratégias que envolvem múltiplos canais para reforçar a presença da marca. Afinal de contas, a conexão com o consumidor facilita a fidelização e reduz os custos de geração de vendas no futuro.

Por isso, sempre busque manter-se em contato com o seu cliente, mesmo após ele fechar a venda. Identifique como ele aproveitou os recursos e o que pode ser otimizado para superar as expectativas a médio e longo prazo. O mesmo vale para os momentos em que o suporte for prestado, pois, nessa hora, é crítico saber o que o consumidor deseja.

Conquistar novos consumidores está cada vez mais difícil. O mercado aumentou profundamente o nível de competitividade nos últimos anos. Hoje, a economia está globalizada, e companhias competem pelas mesmas fontes de receita dentro e fora da internet.

Diante disso, saber gerar valor para o seu consumidor é algo crítico. Empresas que sabem como agregar qualidade e inovação aos seus produtos e serviços têm menos dificuldade para criar uma experiência de compra de alta qualidade. Como consequência, o consumidor ficará fidelizado e alinhado com as próximas escolhas da marca.

Em outras palavras, ao buscar abordagens que conseguem gerar valor para o consumidor, o negócio não só diminuirá o custo de aquisição de um novo cliente, mas também ampliará a taxa de fidelização.

Por isso, considerando esse fator, sempre busque meios de tornar o seu negócio competitivo. Desse modo, a companhia poderá se destacar no mercado pelos diferenciais das suas soluções e o modo como os consumidores a enxergam.

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Sobre o autor

Especialista em atendimento ao cliente, produtor de conteúdos e editor do Melhor Atendimento. Acredito que o atendimento ao cliente é a melhor forma de tornar qualquer negócio mais humano. Por isso creio que empresas que tratam o atendimento e a experiência do cliente como prioridade estão muito a frente das demais.

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