Qual a importância de um bom formulário de contato no e-commerce?

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Com a facilidade de realizar compras pela internet, o e-commerce é um modelo de negócio cada vez mais rentável. No entanto, para ter uma base de clientes satisfeita, é preciso investir em um site eficiente e que tenha todos os elementos necessários para um suporte de qualidade.

Nesse cenário, surge o formulário de contato, que é fundamental na hora de fechar novas vendas pelo site. Por meio dele, você otimiza a comunicação com o cliente e agiliza os processos envolvendo sua loja virtual.

Se você quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura deste post e confira as informações que separamos para você!

Qual a importância de um bom formulário de contato?

O formulário de contato é um item importante para a estruturação de seu site. Conheça alguns benefícios dele no e-commerce.

Segmentação do público

Um dos benefícios do formulário é a possibilidade de segmentar, ou seja, identificar características e interesses específicos de um determinado público. Com essas informações, fica mais fácil fazer mudanças ou aplicar ações que sejam compatíveis com o que seus clientes esperam da loja.

Além disso, é possível ter uma visão ampla de produtos mais acessados ou que têm maior demanda, por exemplo.

Criação da base de leads

Ter uma boa base de leads é o resultado que toda loja virtual deseja em suas campanhas e ações. Um formulário auxilia nesse aspecto, pois é uma maneira de atrair potenciais consumidores.

Por isso, essa estratégia, em muitos casos, é o primeiro contato que a pessoa tem com o seu e-commerce. A partir do uso de formulários, você capta informações importantes sobre os interessados e que fazem toda a diferença nas vendas.

Comunicação com o cliente

O formulário também tem grande importância na comunicação com o seu cliente. Isso acontece porque com alguns dados rápidos é possível saber qual é a necessidade do público e, com base nisso, fornecer uma resposta ou ajustar algumas estratégias no e-commerce.

Aposte em formulários rápidos e que sejam específicos, o que facilita o processo de resposta e, consequentemente, a troca com os consumidores torna-se mais ágil.

Quando planejar e desenvolver o formulário de contato?

Para ser bem-sucedido ao criar seu formulário é importante que toda a estratégia seja planejada a partir  do desenvolvimento do site.

Então, desde o início de seu negócio, conheça quais são os principais objetivos a serem alcançados com a aplicação do formulário e procure conhecer quais são as necessidades do público.

Como explicado, usar esse recurso é uma maneira de compreender o que os consumidores procuram e como você pode oferecer isso a eles.

Dessa forma, desenvolva formulários que sejam eficientes e que sejam compatíveis com o perfil de seus clientes ou potenciais compradores em várias situações. Fazer isso aumentará o nível de satisfação do público e, consequentemente, a fidelização.

Quais são os itens indispensáveis no formulário?

Se você deseja construir um formulário que gera bons resultados, é essencial conhecer quais são os itens que não podem faltar durante o desenvolvimento dele. Fique por dentro de 3 aspectos indispensáveis.

Informações básicas

Para melhorar o relacionamento com o lead ou com um cliente, é necessário que você tenha acesso a algumas informações primárias sobre ele. Afinal, elas serão a base para a resolução de problemas, contato por e-mail e por aí vai.

Por isso, reúna dados, como nome, telefone e e-mail. Não é recomendado criar um formulário que solicite muitas informações, já que a pessoa pode sentir-se insegura ao preencher todos os campos ou, até mesmo, desistir por causa do tempo gasto nessa ação.

Segmentação

Segmentar o público em seus formulários de contato aumenta a eficácia de suas campanhas e também permite que você conheça quais são os interesses dos consumidores.

Sabemos que em um único modelo de negócio é possível atrair pessoas com perfis diferentes, mas que utilizam a mesma loja virtual para fazer compras na internet. Portanto, é fundamental levar isso em conta na hora de criar seus formulários, adaptando as questões solicitadas para interesses distintos.

Layout atrativo

O visual é um ponto que influencia na aceitação do público em fornecer informações para sua loja virtual por meio de formulários. Então, invista em um layout atrativo para transmitir uma imagem positiva para o público e, por fim, aumentar as suas taxas de resposta.

Quais práticas podem ser adotadas para garantir um formulário atrativo?

Algumas práticas podem ser implementadas para ter um formulário atrativo e que seja eficiente para o seu negócio.

Aposte em imagens

Utilizar imagens é uma forma de potencializar os resultados em seus formulários. Fotos de produtos ou uma foto que demonstre ao usuário o benefício de fechar negócio com você são algumas ideias que podem ser aplicadas.

Lembre-se se que para ter o efeito que deseja, é preciso que as imagens tenham qualidade e que representem o seu e-commerce.

Crie formulários objetivos e simples

Outra dica que faz bastante diferença na conversão de um formulário é a objetividade. Com a correria do dia a dia e a transformação digital, as pessoas optam por tarefas que sejam rápidas e com processos mais sucintos.

Portanto, priorize perguntas objetivas e que não demandam muito tempo do interessado, pois isso pode prejudicar seu desempenho.

Faça testes

Uma forma de saber se a estratégia está sendo eficiente ou não é por meio de testes, que consistem em monitorar as taxas de respostas em duas versões distintas do formulário. Com isso, você observa quais são os interesses do público e o que fornece melhores resultados para seu e-commerce.

O formulário de contato é uma ferramenta importante para que a sua estratégia esteja alinhada aos interesses de potenciais consumidores e clientes. Você pode usá-lo para diferentes objetivos, como gerar novas conversões, conhecer seu consumidor e melhorar a comunicação entre ambas as partes.

Como explicado, algumas técnicas podem melhorar a experiência do usuário com os formulários em seu site, como o uso de imagens e a aplicação de testes. Coloque em prática todas essas sugestões para ter sucesso em sua estratégia e, assim, garantir que ele atinja seu objetivo.

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