Conheça 6 dinâmicas para treinamento de atendimento ao cliente!

O atendimento ao cliente é um dos pontos mais importantes para as empresas. Afinal, é o canal direto entre o público e os colaboradores da organização. Então, uma assistência personalizada e eficiente é fundamental para conquistar os consumidores.

Nesse cenário, é essencial oferecer treinamento para os funcionários que realizam essa função. As dinâmicas são atividades que têm como objetivo fornecer instruções específicas sobre determinado assunto de uma maneira leve e com uma grande capacidade de motivar o time.

Pensando nisso, listamos seis ideias de dinâmicas para treinamento de atendimento ao cliente para você aplicar à sua equipe. Continue a leitura!

1. Verdadeiro ou falso

Essa dinâmica é uma opção para estimular a interação e o engajamento entre os atendentes. Nessa atividade, cada participante diz três características sobre si mesmo, sendo que duas delas são verdadeiras e a outra é falsa. Então, cabe aos colegas identificar quais delas são verdades e qual afirmação foi inventada.

Por meio disso, os funcionários aprendem a observar enquanto o outro fala, o que colabora para o atendimento, já que é fundamental entender qual é a realmente a necessidade do cliente para encontrar a melhor solução.

2. Ilha do tesouro

Se você quer motivar os colaboradores a efetuarem um atendimento ainda mais produtivo e eficaz, essa dinâmica pode ajudá-lo nisso.

Ela conta com elementos que incentivam o trabalho em equipe, um fator essencial em qualquer setor da empresa. E, para aqueles que se relacionam diretamente com o público, essa habilidade é ainda mais importante.

Para realizá-la, forme ou permita que os colaboradores criem duplas. Tenha em mãos uma caixinha de bombons. Além disso, separe algumas folhas de jornal.

Coloque uma das folhas em uma extremidade da sala e abra-a. A caixa de chocolates deve ficar por cima dessa página de jornal.

No outro lado da sala, deixe os outros jornais que sobraram e faça a divisão das duplas com o objetivo de cada uma delas fique com uma folha. Sem danificar o papel de jornal, é preciso tentar chegar até a caixa de bombons.

No decorrer da dinâmica, os participantes entenderão que é preciso unir as duplas para cumprir o desafio, o que demonstra a importância do trabalho em equipe.

3. Atendimento ao cliente

Especificamente para as pessoas que efetuam o atendimento ao cliente, é preciso saber como reagir em cada caso e resolver problemas com eficiência e cordialidade. Essa dinâmica coloca os atendentes na perspectiva do público, contribuindo para encontrarem soluções eficientes ao enfrentar situações difíceis.

Nela, você pode dividir o grupo em dois tipos de pessoas: consumidores e colaboradores da empresa. Desse modo, é possível simular várias situações que ocorrem com frequência no dia a dia.

Por exemplo, o grupo que corresponde aos clientes poderá encenar momentos de frustração com um produto. A partir disso, será necessário que a equipe de atendentes improvise maneiras de contornar o problema, buscando as respostas mais eficazes.

Por fim, você pode estimular os feedbacks, permitindo que todos colaborem com sugestões e ajustes para o atendimento antes de colocar em prática o que foi sugerido.

4. Faça qualquer coisa

É uma dinâmica divertida, ideal para engajar os atendentes e promover momentos de descontração. Nesse jogo, um participante fará movimentos repetitivos, sendo que eles não precisam ter algum significado para os outros colegas que estão observando a cena.

Então, outra pessoa terá o papel de contribuir para que a história contada faça sentido. Assim, as duas pessoas constroem algo novo de forma improvisada, usando a criatividade para que todos entendam o que está sendo encenado.

Essa atividade estimula a imaginação e a arte de improvisar, que são dois aspectos importantes para os profissionais que realizam o atendimento ao cliente.

5. Dinâmica dos nomes

Chamar alguém pelo seu nome é um ponto que tem grande importância no atendimento e até mesmo entre os colaboradores da empresa. Por isso, promover dinâmicas que ajudem nesse sentido é uma excelente ideia para que todos exercitem essa habilidade da memória.

Na internet, você poderá encontrar diversos jogos sobre o assunto. Então, aproveite a facilidade e transmita essas informações para os funcionários.

Além disso, também é possível investir em atividades em grupo usando técnicas de repetição e associação para que os colaboradores se lembrem de nomes.

Esses métodos podem ser ensinados e aplicados no dia a dia como meio de acompanhar os resultados e experiências do time.

6. Vendas criativas e persuasão

A equipe de vendas tem um papel fundamental no crescimento da marca. Sem esses colaboradores, é impossível garantir uma receita positiva, isto é, com boa lucratividade. Logo, treinar os profissionais que atuam nessa área é essencial para garantir um alto desempenho.

Nessa dinâmica, inicialmente, você separa o grupo em times. Por meio de um sorteio, eles receberão vários objetos aleatoriamente, um de cada vez. Pensando nas funcionalidades desses itens, o time precisará desenvolver técnicas criativas de venda que sejam convincentes.

O diferencial desse jogo é que todos os produtos selecionados não são aqueles que encontramos em prateleiras de lojas com frequência. Do contrário, devem ser incomuns para estimular a capacidade de criação de argumentos dos participantes.

Pensar em dinâmicas para treinamento de atendimento ao cliente é importante para que os funcionários estejam engajados e por dentro das suas atividades, assim como sejam capazes de executá-las de maneira eficiente. Várias opções podem ser utilizadas dependendo da necessidade da equipe, levando em conta as metas, o perfil dos consumidores e assim por diante.

Também é imprescindível permitir que as equipes tenham liberdade quanto aos métodos que serão usados no momento da venda. Então, deixe-os à vontade para que eles criem slogans, propagandas ou qualquer outro tipo de estratégia capaz de contribuir para a apresentação. Com isso, os colaboradores da sua empresa conseguirão ser treinados por meio de jogos e dinâmicas descontraídas.

Esperamos que as nossas dicas tenham ajudado você a planejar motivadoras dinâmicas para treinamento de atendimento ao cliente, que contribuam para a melhora do desempenho do time e consequentemente, da sua empresa.

Você gostou dessas sugestões? Então, aproveite para saber como aplicar treinamentos direcionados para o atendimento ao cliente!

Receba os melhores conteúdos sobre atendimento

Sobre o autor

Pós-graduando em Marketing e Inteligência Competitiva, formado em Processos Gerenciais, licenciado em Filosofia e apaixonado por Marketing Digital com especialidade em Content, SEO e Inbound. Atualmente é membro da equipe de marketing de performance da Tray - unidade de e-commerce da Locaweb - e responsável pelos canais de conteúdos da Escola de E-commerce.

Deixar uma resposta