Dicas rápidas de como otimizar seu sistema de atendimento (SAC)

Muitas vezes nos esforçamos tanto em alavancar o nome de nossa empresa através de anúncios, propagandas, porém nada melhor do que a indicação feita pelos nossos clientes. Prestar um bom atendimento para ter a satisfação deles é essencial. Mas, então surge a pergunta: como podemos fazer isto? A resposta é: através da otimização do seu sistema de atendimento.

Segue então, algumas dicas para que você consiga melhorar a satisfação de seus clientes através da otimização do seu Serviço de Atendimento ao Cliente.

Seja ágil

A agilidade no atendimento e na resolução de problemas com certeza surpreenderá seu cliente.

Com o seu sistema de atendimento você pode analisar quais são as perguntas mais comuns que os clientes fazem à sua empresa e já deixar cadastradas em sua ferramenta de SAC as respostas prontas, que nada mais são do que uma forma de agilizar o processo de responder um ticket.

Mas, não se esqueça de sempre atualizar estas respostas para não enviar informações desatualizadas aos seus clientes.

Com certeza isso será um ponto positivo que trará bons resultados.

Outra forma de otimizar seu SAC para a agilidade no atendimento, é cadastrar as categorias de atendimento em que sua empresa está segmentada. Desta forma, quando o cliente abrir um ticket em sua ferramenta de atendimento, ele poderá selecionar a categoria desejada, direcionando corretamente para os responsáveis dela.

Defina metas

Entenda como você pode melhorar o atendimento de sua equipe acompanhando as métricas para medir o desempenho dela.

Ao fazer esta análise das métricas, defina as metas que sua equipe de atendimento precisa cumprir para alcançar a satisfação dos clientes.

Segue algumas metas que você pode definir e acompanhar:

  • Tempo de resposta: defina o tempo que o cliente precisa esperar para obter uma resposta ao entrar em contato com o seu SAC. Esta meta também pode ser chamada de “Tempo de primeira resposta”;
  • Abertura VS. fechamento de chamados: acompanhe o número de tickets abertos e fechados, verificando o grau de efetividade do seu atendimento;
  • Tempo de encerramento: observe quanto tempo seus atendentes levam para resolver as solicitações dos clientes e para retornar com uma solução.

Faça pesquisas de satisfação

Otimize seu serviço de atendimento criando pesquisas de satisfação para seus clientes ao final de cada contato. Estas pesquisas lhe fornecerão informações importantíssimas sobre o atendimento de sua equipe.

Junte o feedback de seus clientes e use-os para aprimorar ainda mais seu sistema de atendimento e sua equipe de atendimento. Essas informações são valiosas, não as perca de vista.

Você também pode acompanhar a satisfação de seus clientes para alguma categoria específica ou até mesmo por um agente específico. Assim, você terá uma visão micro e macro da sua equipe de atendimento.

Essas são 3 dicas rápidas para usar em seu sistema de atendimento ao cliente e assim conseguir melhores resultados e aumentar o grau de satisfação do consumidor.

Gostou? Compartilhe o conhecimento!

Receba os melhores conteúdos sobre atendimento

Sobre o autor

Atua como Product Owner e está sempre disposta a acompanhar de perto cada cliente, a melhorar a experiência de cada um deles, principalmente se tratando de atendimento. Coloca acima de tudo Deus, a família e é apaixonada por música.