8 dicas para aumentar a taxa de conversão no seu negócio

É difícil encontrar alguém nos dias atuais que não vê importância nas mídias digitais para promover a sua marca ou vender produtos. Sabemos que, a cada ano, sobe o número de usuários na internet e esse é um caminho sem volta. No entanto, ainda existe uma dúvida recorrente: como aumentar a taxa de conversão e sair na frente da concorrência?

Uma das teclas que sempre batemos neste blog é que o atendimento é a peça-chave para qualquer negócio. Mas você sabia que existem algumas práticas e ferramentas de marketing que auxiliam e educam os consumidores para que eles cheguem mais maduros na etapa final de compras? É sobre isso que falaremos neste artigo.

Quer conhecer as melhores dicas para aplicar na sua empresa e aumentar a taxa de conversão? Continue lendo e confira!

1. Exiba as avaliações dos clientes

A era digital fez com que os consumidores adquirissem novos hábitos. Entre eles, está a necessidade de pesquisar a fundo antes de concluir uma compra. Especialmente quando a marca ou produto não é muito conhecido no mercado, as pessoas passam um bom tempo lendo a opinião de outros compradores.

Sendo assim, é essencial que você exiba as avaliações dos clientes em seu site e demais mídias. Se você trabalha com e-mail marketing, essa é uma excelente estratégia para convencer os seus contatos mais qualificados a optarem pelo seu produto.

2. Crie descrições bem elaboradas dos produtos

Uma das razões que fazem muitos desistirem da compra é a falta de informação na página de vendas. Dificilmente alguém conclui uma compra se tiver dúvidas. Então, é importante que você não se esqueça de nenhum detalhe quando fizer a descrição do seu produto.

No entanto, mesmo que as informações técnicas sejam indispensáveis, tente não ser robótico e apenas colar os dados que o fabricante fornece. Esse momento pode ser decisivo para ganhar o cliente. É preciso enaltecer os diferenciais de cada item e os benefícios que eles proporcionam.

3. Invista em marketing de conteúdo

Publicar conteúdos constantemente é a melhor maneira de atrair os consumidores que estão fazendo as suas pesquisas nos mecanismos de busca, como o Google, e o canal ideal para isso é o blog. Contudo, não basta conseguir um alto tráfego para aumentar a conversão. Os seus conteúdos devem ser relevantes.

Para isso, é necessário produzir os seus artigos, infográficos e demais materiais de modo que auxiliem os consumidores em suas dores. Dessa forma, quando eles forem abordados pelo departamento comercial da empresa, já estarão altamente educados sobre o produto e o atendimento torna-se mais eficaz — o que impacta positivamente na taxa de conversão.

4. Ofereça materiais ricos em landing pages

O e-mail marketing é uma excelente ferramenta para educar os seus clientes em potencial e incentivá-los a tomarem uma decisão. Mas você sabe como capturar esses contatos qualificados? Basicamente, há duas principais formas: disponibilizando uma newsletter em seu site para os usuários assinarem ou oferecendo um material rico em troca do e-mail.

Se você tem uma empresa de peças automotivas, por exemplo, pode disponibilizar um e-book sobre “como manter o veículo sempre em bom estado” em uma landing page (página de conversão). Assim, muitos vão se interessar pelo material e informar o e-mail para recebê-lo gratuitamente. Consequentemente, você constrói uma base de contatos com pessoas que fazem parte do seu público-alvo.

5. Segmente os seus anúncios patrocinados

Por falar em público qualificado, um cuidado que você deve tomar ao criar anúncios patrocinados nas redes sociais é com a segmentação. Muitos caem no erro de atingir o máximo possível de pessoas. O problema é que você está pagando para impactar cada uma delas, logo, é preciso otimizar as suas campanhas para ter um retorno positivo.

É comum observarmos empresas impulsionando as suas publicações apenas para os amigos dos seguidores ou pessoas que moram em determinada região. Porém, a taxa de conversão em ações com essa é pequena. Faça o teste: em sua próxima campanha de anúncios patrocinados, filtre, com mais rigor, o público e veja os resultados.

6. Esteja sempre presente nas redes sociais

Depois que as redes sociais se mostraram excelentes plataformas para a divulgação de produtos ou serviços, diversas empresas começaram a explorar esse potencial, mas algumas acabaram esquecendo o real propósito dessas mídias: a interação.

Ninguém segue o perfil de uma marca para receber propagandas o tempo inteiro. Os usuários procuram manter um relacionamento com essas marcas, fazendo perguntas, comentando nos posts, curtindo, compartilhando etc.

Se você entra em suas páginas sociais apenas para publicar ofertas e não estabelece um vínculo com os seguidores, é hora de rever a sua estratégia. Lembre-se de que muitos visitam as redes sociais das empresas antes de tomarem uma decisão de compra, ou seja, você nunca deve deixá-las abandonadas.

7. Monitore o comportamento do seu público

O melhor jeito de você descobrir em que está falhando e quais ações funcionam é observando o comportamento do público. No site, a ferramenta ideal para essa análise é o Google Analytics. Por meio dela, é possível ver os dados demográficos dos visitantes, o tempo médio de visitas, a taxa de rejeição das páginas, entre outras informações.

Imagine, por exemplo, que você descobriu que a maior parte dos usuários está saindo na página de cadastro, pouco antes de concluir a compra. Isso pode ser um sinal que o seu formulário é muito longo e está espantando os possíveis clientes. Quando você cruza diferentes dados, consegue informações valiosas para aperfeiçoar o seu negócio constantemente.

8. Tenha uma boa ferramenta de SAC

Se você já seguiu todas as dicas listadas, é provável que esteja recebendo mensagens de muitos contatos qualificados. Isso é ótimo! Porém, se o seu atendimento falhar, tudo pode ir por água abaixo. Nesse caso, você vai precisar de uma ferramenta que forneça relatórios e agilize o serviço. Assim, os clientes recebem um suporte personalizado e não ficam muito tempo na fila de espera.

Além de aumentar a satisfação dos clientes, um bom atendimento evita que a sua reputação fique manchada nas redes sociais ou sites de reclamação. Como dissemos no início, os consumidores pesquisam bastante antes de fechar uma compra. Caso eles se deparem com inúmeras resenhas negativas, certamente vão procurar outra opção.

Deu para perceber como algumas pequenas ações impactam positivamente na experiência de compra dos consumidores e, consequentemente, ajudam a aumentar a taxa de conversão do seu negócio? Nem sempre você precisa gastar horrores em publicidade para conseguir mais clientes. Às vezes, vale muito mais a pena fortalecer a sua base.

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Sobre o autor

Pós-graduando em Marketing e Inteligência Competitiva, formado em Processos Gerenciais, licenciado em Filosofia e apaixonado por Marketing Digital com especialidade em Content, SEO e Inbound. Atualmente é membro da equipe de marketing de performance da Tray - unidade de e-commerce da Locaweb - e responsável pelos canais de conteúdos da Escola de E-commerce.