7 dicas de como fidelizar clientes de forma criativa

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Os clientes estão cada vez mais informados e exigentes, sendo que para encantá-los é preciso ir além do comum, ter um diferencial. No entanto, fazer isso nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, exige dedicação e criatividade das empresas para saber como alcançar a fidelização e também como manter um relacionamento duradouro e amigável com o público.

Existem diversas formas e técnicas utilizadas para conquistar os consumidores. Mas, como comentado, é necessário buscar maneiras inovadoras e pouco praticadas pela concorrência se você deseja ganhar destaque nesse assunto.

Por isso, selecionamos 7 dicas de como fidelizar clientes de forma criativa. Continue a leitura e confira nossas sugestões!

1. Ofereça tratamento VIP

É importante promover a sensação de exclusividade no cliente, por meio de um tratamento personalizado e especial. Selecione aqueles que são compradores por um longo período e ofereça um atendimento VIP, com um diferencial.

Além disso, você pode listar as pessoas ou empresas que contam com um investimento maior em seus produtos ou serviços ou compram com uma frequência maior.

Para fazer isso com eficiência, estude o perfil do consumidor e invista em ofertas customizadas para a necessidade dele. Outra dica é enviar as ofertas e promoções primeiro para sua cartela de clientes VIP.

Lembre-se de utilizar datas comemorativas a favor de seu negócio. Então, envie cartões, e-mails ou até mesmo ligue para esses compradores com o objetivo de demonstrar a importância que eles têm para a empresa.

2. Entregue valor além do produto/serviço

Mais do que comprar um produto ou contratar um serviço, os gestores precisam encontrar formas de agregar valor no relacionamento entre o público e a organização. Quando a pessoa faz uma aquisição, ela espera ser beneficiada de alguma maneira por isso, satisfazendo uma necessidade pessoal ou até mesmo solucionando alguma situação que interfere em seu bem-estar.

E, para isso, é preciso que a empresa conheça o que o cliente espera da experiência. Se você demonstrar todas as funcionalidades do item que está vendendo, por exemplo, e como ele será útil e benéfico para o consumidor, o número de vendas poderá aumentar significativamente.

Por isso, resolva um problema ou dificuldade do dia a dia da pessoa e demonstre como é possível encontrar a solução. 

Construa uma lista de benefícios para que os interessados em fechar negócio entendam os reais objetivos daquilo que você oferta e como a aquisição pode impactar de maneira positiva o cotidiano deles.

3. Use uma rede de benefícios

Programas de fidelidade são uma excelente opção para sua empresa manter uma base de clientes fiéis e que confiam em seu trabalho. Criar uma rede de benefícios com lojas e estabelecimentos parceiros contribui para que o público mantenha a preferência pelos seus serviços.

Se quer oferecer vantagens para os consumidores, conheça a fundo quais são seus principais tipos de lazer, hábitos de consumo, necessidades e assim por diante. Com base nisso, você poderá iniciar uma estratégia mais sólida e buscar a parceria que mais encaixa nesse sentido.

Existem diversas formas para implementar essa ideia em sua empresa como sistemas de pontuação, sorteios periódicos, descontos extraordinários somente para quem faz parte do programa, premiações, brindes e por aí vai.

Essas são algumas maneiras de aumentar a fidelização, já que os clientes terão vantagens ao manter o relacionamento com a organização.

4. Utilize a gamificação no atendimento

Outra dica de como fidelizar clientes é pela gamificação. Ela consiste em estabelecer um maior engajamento entre a empresa e os seus consumidores. Por meio de jogos e outros métodos criativos, é possível promover uma interação mais próxima com o público.

Assim, você consegue transmitir conhecimento e ainda melhorar o relacionamento com aqueles que fazem negócio com a organização.

Uma ideia é o uso de aplicativos para aumentar essa interação e com isso, criar jogos, rankings e desafios que podem ser utilizados por seus clientes. Dessa forma, você terá uma participação contínua deles, o que contribui também para a fidelização e o contato frequente com a marca.

5. Busque o sucesso do cliente

Garantir que o público tenha sucesso ao usar um serviço ou produto que você oferta é um diferencial que colabora para alcançar uma base fiel à sua marca.

Faça um acompanhamento das etapas que correspondem ao funcionamento do que será vendido ao cliente, certificando-se de que ele tenha êxito na compra, com bons resultados.

Gerencie a expectativa dos consumidores, trabalhando de forma específica naquilo que eles desejam com o objetivo de evitar frustrações no futuro, porque, dessa forma, sua empresa será prejudicada.

Esse monitoramento fornecerá melhores oportunidades para que você alcance a satisfação de seus compradores e por fim, a fidelização.

6.Treine sua equipe constantemente

O treinamento dos funcionários é uma dica para fidelizar clientes que faz toda a diferença, principalmente na hora do atendimento. Isso acontece porque colaboradores mais preparados transmitem uma imagem de comprometimento e responsabilidade, o que é um fator positivo para o público.

Treine seu time para que todos sejam eficientes e ágeis na função que executam. Lembre-se também de fornecer capacitação com métodos e técnicas sobre como realizar um atendimento personalizado, que satisfaça as expectativas do comprador.

Investir em palestras motivacionais, dinâmicas e diversos tipos de qualificações é importante para aumentar o potencial dos profissionais.

7. Otimize os processos da empresa

Com a tecnologia já é possível otimizar vários processos dentro da empresa, o que torna a negociação com o cliente mais simples e rápida. Por isso, elimine a burocracia excessiva e facilite ao máximo todas as etapas, seja no suporte, seja no setor de vendas ou em qualquer outro canal da organização.

Dê preferência por softwares que integrem todos os dados e informações sobre os consumidores. Assim, você oferece um atendimento mais eficiente e ágil, aumentando as chances de fidelização.

Então, mapeie todos os processos que podem ser otimizados e coloque em prática essas ações, se você deseja ofertar uma assistência mais positiva.

Conhecer boas dicas de como fidelizar clientes é importante para aumentar o desempenho da empresa. Por isso, usar métodos, como atendimento VIP, rede de benefícios e a gamificação é uma alternativa que garante clientes fiéis. Portanto, aplicar essas estratégias resulta em um engajamento maior com o público e, consequentemente, é possível manter um relacionamento mais próximo, o que auxilia na fidelização.

Gostou deste conteúdo? Então, continue aprendendo! Leia nosso artigo sobre como fidelizar os consumidores usando o SAC!

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