Entenda o que é Customer Hero e qual a sua importância nas empresas

Engajar funcionários e clientes é uma tarefa que exige bastante estratégia, empatia e foco em resultados. Por outro lado, é necessário envolver as pessoas com maestria e indicar para elas, de forma cativante, o melhor caminho a seguir. Esse cenário mostra como as organizações precisam do customer hero.

Esse conceito abrange a presença de um ou mais líderes em uma empresa, que se destacam pela capacidade de motivar as pessoas a superar limites e a compreender, de maneira espontânea e consistente, os valores de uma marca.

Neste post, destacamos como essa iniciativa funciona e os benefícios que proporciona para as organizações e os consumidores. Confira!

Veja como funciona o customer hero

O customer hero pode englobar apenas o principal líder da empresa ou apontar profissionais que contribuem para criar uma mentalidade com foco nas carências do público-alvo. Porém, ao envolver mais funcionários para exercer essa função, é preciso ter muito cuidado e senso de observação.

É essencial que esses colaboradores personifiquem com clareza os objetivos e os valores da marca. Assim, eles se tornam capazes de influenciar os demais empregados a atingir resultados cada vez mais expressivos.

Uma companhia, por exemplo, pode escolher um funcionário para ser o customer hero do mês. Nesse caso, a seleção deve considerar o que esse colaborador proporcionou de ganhos para os consumidores e os demais colegas de trabalho.

A recomendação é que o escolhido seja uma pessoa que, ao mesmo tempo, tenha uma performance profissional de alto nível e seja capaz de engajar os demais profissionais da equipe durante as tarefas.

Do contrário, a iniciativa pode causar uma repercussão negativa, o que não é bom para nenhuma marca. Unir atributos técnicos e profissionais é um dos elementos que deve fazer parte da composição do customer hero.

Essa característica jamais pode ser ignorada. Ser uma referência na qualidade dos serviços prestados dá mais segurança ao restante dos membros do grupo. Isso deve ser somado à capacidade de transmitir os valores da empresa de forma leve, respeitosa e criativa.

Uma companhia também pode escolher o customer hero do ano por meio de uma análise que envolva funcionários e clientes com maior destaque. É válido que todos os escolhidos recebam algum benefício (viagem, bonificação etc.), pois é uma maneira de mostrar reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.

Conheça exemplos interessantes dessa prática

Algumas empresas têm os principais influenciadores com bastante nitidez. Um bom exemplo é o Virgin Group, composto por diversas empresas, como a editora musical Virgin Records, a operadora de telefonia móvel Virgin Mobile e a companhia aérea Virgin America.

Um dos grandes responsáveis pelo sucesso é o empresário Richard Branson, fundador do Virgin Group. Com carisma, simplicidade e inteligência, ele mostra como é possível engajar as pessoas com os objetivos da marca.

Para isso, ele adotou um estilo “descolado”, em que o terno e a gravata dão lugar ao jeans e à jaqueta de couro. O bom humor e a preocupação com o bem-estar dos funcionários e dos clientes são características que tornam Richard Branson um empresário diferenciado em termos de comportamento e de performance.

O privilégio de ser um customer hero também pode ser perfeitamente alcançado por empreendedores nacionais. Um bom exemplo é a Heloisa Helena de Assis, mais conhecida como Zica. Ela é criadora e administradora do Instituto Beleza Natural, considerado a principal rede nacional para tratar cabelos ondulados e crespos.

Para engajar a equipe e o público-alvo, Zica tem como lema: não cuidar apenas da estética, mas também da alma das pessoas. Essa mentalidade foi fundamental para ela vencer uma série de barreiras que atrapalhavam a montagem do próprio negócio, como a inexperiência e a falta de dinheiro.

Durante 10 anos, a ex-babá e ex-faxineira ficou testando vários produtos em casa para o tratamento de cabelos ondulados. Com muita persistência e a ajuda de amigos, ela montou o primeiro salão.

Com serviços de alto nível, empatia e foco nas pessoas, Zica tem mais de 25 institutos de beleza e mais de 50 cremes que visam melhorar a estética das clientes e reforçar a autoestima.

Fique atento aos benefícios de ser Customer Hero

A partir do momento em que o customer hero faz parte da cultura corporativa, uma empresa tem vantagens consideráveis em relação aos concorrentes. Por isso, vamos abordar os benefícios mais importantes dessa prática para o seu negócio. Acompanhe!

Aumentar as chances de retenção

Se o cliente se identifica de forma plena com a marca, as possibilidades de ele continuar fiel são bem maiores. É um aspecto que não pode ser desprezado pelos empreendedores em hipótese nenhuma.

Fazer com que o consumidor fique plenamente satisfeito com o atendimento oferecido e os resultados proporcionados pela compra de uma mercadoria ou serviço é imprescindível para elevar as taxas de retenção.

Tornar a experiência do cliente especial

Um atendimento de alto nível tem como uma das principais vantagens oferecer ao consumidor um acompanhamento diferenciado. Isso é muito importante para criar a sensação de exclusividade e de satisfação plena.

O customer hero sabe exatamente como envolver o público-alvo e cativá-lo de maneira consistente. Assim, garante que a experiência do usuário com a marca seja algo único e bastante especial.

Contar com defensores da marca

Um consumidor contente e fiel não vai pensar duas vezes em defender a empresa onde adquire produtos ou serviços. Um depoimento elogiando o trabalho realizado em uma rede social de forma espontânea tem uma repercussão positiva muito grande.

Afinal, essa ação está sendo feita de maneira muito sincera, sem pedir nenhum benefício em troca. Além disso, mostra para a rede de contatos do internauta que a marca atua com foco total na satisfação do cliente.

Hoje, muitas pessoas pesquisam a reputação das companhias na internet antes de fazer uma compra. À medida que uma corporação apresenta uma imagem positiva, maiores são as chances de manter as vendas em um elevado patamar.

O poder do customer hero é um fator que precisa ser bastante valorizado pelas empresas. Um dos motivos é a capacidade de engajar não apenas os funcionários, mas também diversos setores do público-alvo. Não adianta ter bons serviços e preços atraentes, caso a companhia não saiba mexer com o sentimento das pessoas.

Se está em busca de informações valiosas para impulsionar o seu negócio, assine a nossa newsletter agora mesmo! Queremos ajudá-lo a superar dificuldades e chegar ao sucesso!

Receba os melhores conteúdos sobre atendimento

Sobre o autor

Especialista em atendimento ao cliente, produtor de conteúdos e editor do Melhor Atendimento. Acredito que o atendimento ao cliente é a melhor forma de tornar qualquer negócio mais humano. Por isso creio que empresas que tratam o atendimento e a experiência do cliente como prioridade estão muito a frente das demais.

Deixar uma resposta