Como Ganhar Curtidas no Facebook da sua Loja Virtual

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O Facebook é a rede social mais utilizada no Brasil, isso significa que independente do segmento ou nicho da sua loja virtual, boa parte dos seus clientes podem estar lá, portanto você também precisa estar.

Para isso, você precisará criar uma Fanpage para sua loja virtual, e depois, esses potenciais clientes que estão no Facebook, poderão começar a curtir sua página. Cada nova curtida representa um novo seguidor, esses seguidores são chamados de “fãs”.

Quando um usuário curte sua página, as suas postagens, Stories, Lives e todo o tipo de comunicação que você realizar dentro do Facebook, serão exibidas para eles. Vale ressaltar que o alcance orgânico atinge apenas uma porcentagem dos seus fãs e não todos de uma vez.

Agora que você já entendeu o que é e como funcionam as curtidas, vamos entender quais as vantagens para o seu negócio:

A importância das curtidas para sua Loja Virtual

Apesar das curtidas dificilmente gerarem vendas na sua loja virtual, elas ajudam indiretamente no crescimento da mesma, isso ocorre porque quanto mais fãs sua página tem, maior credibilidade e confiança você passa a quem ainda não te conhece.

Vamos entender isso na prática: Imagine que você está precisando comprar uma peça do seu carro e encontra três lojas que vendem o produto, quais são os primeiros fatores que você analisará? Preço, frete e tempo de entrega! Mas e se todos os valores forem iguais nas três lojas? Provavelmente você optará pela loja mais conhecida e com melhor reputação e é exatamente dessa forma que o seu cliente pensa.

Para saber qual é a melhor loja as pessoas vão até o Facebook analisar quantas curtidas existem na página, se está bem avaliada e se os outros clientes estão falando bem dela, portanto, as curtidas podem acabar sendo um diferencial de mercado, principalmente nos mais concorridos.

Não Compre Curtidas em Sites ou Aplicativos

Existem por aí alguns sites e aplicativos que oferecem “pacotes de curtidas”, ou seja, você paga e em troca recebe curtidas, comentários e até reações na sua página e/ou postagens… Fuja disso!

Por quê? Simplesmente pelo fato de serem resultados artificiais que não vão se manter com o tempo e pior que isso, você estará atraindo pessoas que podem não ter NENHUMA relação com seu público-alvo de venda.

Apesar da quantidade ser um aspecto positivo quando falamos de curtidas, você tem que usar esse número estrategicamente a seu favor, tente atrair sempre pessoas que podem se tornar clientes da sua loja um dia, ou na pior das hipóteses, indicar sua loja para algum amigo ou conhecido.

5 Dicas de como Conseguir Curtidas Orgânicas

Legal, agora que já entendemos como funciona, a importância, e que não devemos comprar curtidas artificiais, como vamos consegui-las?

Vou dar 5 dicas simples do que você pode fazer para gerar essas curtidas sem investir em nenhuma campanha paga, vamos lá:

1- Convide o máximo de pessoas possíveis

Essa é a forma mais simples de iniciar, funciona quase que como um marketing boca a boca, você irá convidar seus familiares, seus amigos, seus conhecidos, enfim, todo mundo que está no seu círculo de amizades do Facebook para curtir sua página.

Não esqueça de pedir para essas pessoas também fazerem o mesmo e convidarem todos que elas conhecem, dessa forma você vai conseguir um número legal de curtidas para começar e de pessoas que podem no futuro indicar sua loja para alguém.

2- Utilize Hashtags em suas Postagens

Sempre que você realizar alguma postagem, seja de um produto ou promoção, utilize hashtags que estão em alta e que podem atrair pessoas que queiram comprar aquilo.

Quando alguém procura por algum termo, por exemplo, #melhoratendimento na barra de buscas do Facebook, encontrará todas as postagens recentes que contenham essa hashtag, ou seja, você estará aparecendo para essas pessoas sem pagar nada por isso.

3- Realize Sorteios de Produtos

Essa se tornou moda nos últimos anos, mas ainda funciona muito bem! Você só precisa escolher algum produto e fazer uma postagem explicando como funcionará o sorteio, geralmente, para concorrer ao sorteio, as pessoas devem seguir alguns passos:

  • CURTIR a página da sua loja virtual no Facebook;
  • CURTIR a postagem do sorteio;
  • COMPARTILHAR a postagem do sorteio em MODO PÚBLICO;
  • MARCAR alguns amigos nos comentários da postagem.

Essas são as regras mais comuns, é claro que você pode adotar outras regras se quiser, mas garanta que pelo menos a primeira (curtir a página da loja) seja obrigatória, só assim você aumentará o número de curtidas da sua página.

4- Faça Parcerias com Outras Páginas

Essa dica pode variar um pouco de acordo com o seu segmento, a ideia aqui é encontrar outras páginas do Facebook que tenham alguma relação com os produtos que você está vendendo (não as de seus concorrentes, ok?), para fazer uma parceria com elas.

E como funcionaria essa parceria? Bom, você irá negociar alguma troca com o dono da outra página, podendo ser pagamento em dinheiro, envio de algum produto ou brinde ou até mesmo a troca de postagens entre as duas páginas (você posta algo para ele e ele posta algo para você). Depois que definirem como vai funcionar a parceria, é só combinar os conteúdos das postagens.

Mas, qual a vantagem dessa parceria? Como a página dele tem relação com o seu segmento, os fãs dele são extremamente qualificados para você e isso poderá gerar resultados legais para sua loja virtual.

5- Envie E-mails aos seus Clientes e Assinantes

Acredite se quiser, mas muitas lojas ainda não utilizam essa estratégia. Inclua em seus e-mails marketing links para a página da loja no Facebook, convidando seus clientes e assinantes para curtirem e avaliarem sua loja.

Por mais simples que essa estratégia seja, ela trará curtidas extremamente qualificadas, afinal, seus clientes são as pessoas que te ajudarão a construir uma loja virtual de sucesso.

3 Dicas de como Conseguir Curtidas Pagas

Já vimos que é possível gerar curtidas de graça ou gastando bem pouco, certo? Mas será que podemos criar anúncios pagos no Facebook para que as pessoas conheçam e curtam a página? Sim, podemos!

Então vamos dar uma olhada em 3 estratégias que você pode utilizar:

1- Crie Campanhas para Gerar Curtidas

No Facebook Ads você terá a opção de criar uma campanha de Envolvimento com sua Página, e selecionar como objetivo “gerar curtidas”, basicamente, você terá um anúncio promovendo sua página para o público que você determinar e eles poderão curti-la diretamente no anúncio.

Tome cuidado com a segmentação do público, se você deixar aberto demais, sem delimitar interesses e comportamentos, e se for o caso até gênero e idade, você poderá ter o mesmo problema da compra de curtidas através de sites ou aplicativos: um público extremamente distante e irrelevante para o seu negócio.

Nesse tipo de campanha, aconselho você a testar diferentes formatos de anúncios (vídeos, imagens, fotos), mescle e veja o que dá mais resultado para você utilizar também nas campanhas de vendas dos seus produtos.

2- Crie Campanhas com Posts que Engajam

Seguindo a receita das campanhas de curtidas, aqui você precisa ter a mesma atenção: público.

Crie uma campanha de Envolvimento com a publicação e utilize seus posts para que seu público-alvo se relacione com ele, comentando e compartilhando, mas principalmente curtindo e reagindo, pois você poderá convidar todas as pessoas que reagirem no post para curtir sua página.

Aqui, além de testar diferentes tipos de anúncios como no caso anterior, teste também diferentes tipos de publicações, com conteúdos, notícias, produtos, ofertas, cupons e até memes se o seu segmento permitir uma comunicação mais informal.

3- Faça Campanhas de Remarketing com Clientes e Visitantes

Além de enviar e-mails, como dito anteriormente, você pode e deve utilizar as mídias pagas para impactar novamente seus visitantes e seus clientes, porém, tome bastante cuidado para não “incomodá-los demais”.

Nessa campanha, você não deverá utilizar os produtos que eles visualizaram ou compraram, mas sim, sua marca, o objetivo aqui é que os visitantes e clientes do seu site curtam sua página no Facebook e te avaliem positivamente, aumentando ainda mais o reconhecimento da sua marca para essas pessoas.

A dica aqui é testar diversos tipos de objetivos para essa campanha: Reconhecimento da Marca, Envolvimento (para curtidas na página), Alcance, enfim, teste e verifique qual estratégia funcionará melhor para sua página.

Bom Atendimento, Mais Curtidas

Existe mais alguma coisa que posso fazer para ganhar curtidas no Facebook da minha loja virtual? Indiretamente, o atendimento que você realiza também ajudará a conseguir mais curtidas, mas, como?

Vamos novamente te colocar na situação do cliente, imagine que você comprou em alguma loja virtual e seu produto infelizmente veio com defeito, o que você quer? Trocá-lo o mais rápido possível! Logo, você entrará em contato com a loja e solicitará a troca desse produto.

Agora, imagine que a loja demore alguns dias para te responder e você tem pressa para ter o produto funcionando, você ficará insatisfeito, correto? A probabilidade que você vá no Facebook dessa loja e a avalie negativamente é gigantesca.

Então realizando um bom atendimento, rápido e transparente, seja para tirar dúvidas ou resolver problemas, fará com que as pessoas que compram ou querem comprar de você, mesmo que sintam-se um pouco decepcionadas de receberem uma resposta negativa, não se tornem detratores da sua marca, pelo contrário, falem bem da sua loja e de como você foi prestativo ao tentar ajudá-las rapidamente.

Se você já tem um fluxo legal de visitantes na sua loja virtual ou também vende em outros canais (marketplaces, Facebook, Instagram, etc.), aconselho a ter uma ferramenta para realizar a gestão de todo esse atendimento, pois ela te ajudará a organizar seu fluxo e aumentar a satisfação dessas pessoas, conquistando cada vez mais clientes e gerando cada vez mais curtidas.

Conclusão

Após todas essas dicas, acredito que você está pronto para criar sua estratégia e ganhar curtidas no Facebook da sua loja virtual, lembre-se sempre de pensar como seu cliente pensa, crie coisas que vão atraí-los, agradá-los e conquistá-los.

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Sobre o autor

Sou especialista em mídias pagas online, área que atuo há vários anos. Tive a oportunidade de trabalhar em 3 canais que influenciam essa área: agência de marketing digital, loja virtual varejista, e agora, plataforma de e-commerce.

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