4 Cuidados para se evitar problemas no atendimento ao cliente

Atender com excelência vai muito além dos resultados, é um compromisso fundamental que toda e qualquer empresa precisa ter com seus clientes.

Aperfeiçoar o atendimento da sua empresa é primordial para conquistar e manter clientes, criando relacionamento e gerando engajamento. Muitas vezes o atendimento é considerado o reflexo da sua empresa, parte essencial para a reputação do negócio.

Mas quem realmente avalia se o atendimento correspondeu às expectativas são os clientes. Então é através do aprimoramento do seu atendimento que se evita futuros problemas.  Isso é possível por meio de alguns cuidados para se evitar problemas no atendimento.

Então vamos as dicas?

1- Treine sua equipe de atendimento

Muito do crescimento de uma empresa, vem do modo como ela trata seus clientes e a importância que dá à eles e a equipe de atendimento é responsável pelo primeiro contato e interação.

É por isso que uma equipe bem treinada é o primeiro passo para se evitar problemas. Um suporte insatisfatório pode potencializar reclamações, descontentamentos, impactar em futuras vendas e causar até mesmo cancelamentos.

Uma forma de evitar esses impasses é através do aperfeiçoamento do time de atendimento, com cursos, workshops, webinars ou até mesmo através de treinamentos internos realizados por algum especialista em atendimento da sua empresa, essa é uma maneira viável de treinar sua equipe.

É uma oportunidade tanto para empresa que evita problemas no atendimento, qualificando o modo de agir com clientes, como para os agentes, com a chance de se desenvolverem profissionalmente.

2- Entenda as necessidades de seus clientes

É preciso que os atendentes saibam tanto da abordagem ideal para o atendimento, como de todos os serviços que são oferecidos pela empresa, pois é com esse entendimento, que ele buscará dentro da empresa quais são as necessidades de cada consumidor.

As informações coletadas são essenciais para entender a realidade do cliente, qual o produto mais adequado ao tipo de negócio, a solução mais eficiente para o mercado dele, os recursos que a empresa tem a oferecer, de acordo com o que ele necessita no momento. Ou então, ouvir suas dúvidas, opiniões, objetivos e reclamações dos produtos que ele já utiliza.

O atendimento é por muitas vezes como uma rápida consultoria. Sendo ela por telefone, email ou chat, o importante é sempre ouvir, filtrar as informações importantes, para então saber como agir de acordo com a situação.

Um bom atendimento será com certeza, aquele que prioriza as necessidades, preferências e expectativas de cada cliente. E isso só será possível através de compreensão.

3- Avalie através de Feedback

Muitas empresas não entendem a importância do feedback para o sucesso, pois ele é um método de medir a satisfação dos clientes e a eficiência da organização.

O feedback pode ser avaliado através de pesquisas, com questionários formulados especificamente para conhecer e aferir a satisfação dos clientes tanto em relação aos serviços como o andamento do relacionamento.

É importante avaliar também informações passadas espontaneamente em um atendimento, por uma caixa de sugestões, ou durante as vendas e principalmente no pós-vendas.

Todas as informações coletas oferecem vantagem à empresa, são dados positivos que podem indicar pontos fortes do negócio e pontos a serem melhorados, medir satisfação, e a experiência que o consumidor adquiriu na utilização de seu produto.

Com as informações em mãos, agora é agir em busca de soluções e resolver os problemas identificados o quanto antes.

4- Canais de comunicação

Canais de comunicação são os meios que a empresa oferece para que seus clientes possam se comunicar com ela, com a finalidade desejada pelo consumidor. Seja para um atendimento inicial, onde ele procurará a empresa para esclarecer dúvidas ou para mostrar interesse em uma compra.

Invista em opções de contato como: central de atendimento, site, chat, email, telefone ou redes social. Um cliente que não consegue entrar em contato com a sua empresa, facilmente deixará de comprar o seu produto ou serviço.

E se sua preocupação for em como gerenciar seus atendimentos, é possível centralizar seus canais de comunicação em uma ferramenta de gestão de atendimento, que te ajudará organizar as demandas e otimizar seu atendimento.

Mantenha seu atendimento qualificado, busque bons exemplos de atendimento no mercado para adequar ao seu negócio, além disso, alinhe estratégias com seus atendentes e proporcione para seus clientes o melhor atendimento e experiência com sua empresa.

Existem muitos outros cuidados, mas espero que você encontre neste artigo maneiras de evitar problemas no atendimento da sua organização, conseguindo passar confiança aos seus clientes, manter a satisfação dos mesmos e transparecer a credibilidade da sua empresa.

Se ainda restarem dúvidas, leia mais em nosso blog e busque o Melhor Atendimento.

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Sobre o autor

Customer Success, focada em gestão de atendimento ao cliente. Acredita que a junção de empatia, comprometimento e sensação de pertencimento, cria vínculos e proporciona experiências ao cliente. Preza pela excelência no atendimento. Tem como alicerce da sua essência Deus e a família.