Correios Fecharão 41 Agências em 14 Estados a Partir de Hoje

Google+ Pinterest LinkeIn Thumblr +

A partir do dia 16/10/2018 serão fechadas várias agências, em nota os Correios informam: “o processo de otimização e readequação das agências prevê a desativação de 41 unidades de atendimento, já neste mês de outubro, que ocupam imóvel alugado e estão sombreadas por outras agências próximas, com distância não superior a 2km”.

Essa ação é justificada pela estatal como um processo de remodelação das unidades, por meio de otimização e alocação dos recursos existentes, que têm intenção de colaborar com a sustentabilidade da empresa.

Não é de hoje que os Correios vêm sofrendo mudanças como essa, além dos aumentos nas tarifas que ocorreram no início do ano, a estatal realizou dois planos de demissão este ano. Tudo isso foi reflexo de quatro anos consecutivos no vermelho, um prejuízo que já chegou na casa dos 2 bilhões de reais este ano.

Agências móveis

O presidente da estatal afirma que para ser economicamente viável, uma agência precisa fazer, em média, 270 atendimentos diários, mas algumas registram número muito inferior. “Tem agência do interior que faz cinco atendimentos por dia”, diz Fortner.

A solução para pequenas cidades no interior dos estados, será a implantação de agências móveis. “A agência vai lá, para na praça da cidade, atende e o próprio veículo leva para o centro de tratamento [de correspondências e encomendas]”.

Cidades que sofrerão com fechamento:

AC MANOA – Manaus (AM)
AC PETRÓPOLIS – Manaus (AM)
AC EDUCANDOS- Manaus (AM)
AC MALHADO – Ilhéus (BA)
AC BAIXA DOS SAPATEIROS – Salvador (BA)
AC AEROP DEP LUIS ED MAGALHÃES – Salvador (BA)
AC PADRE CÍCERO – Juazeiro do Norte (CE)
AC SÃO JOÃO – Cariacica (ES)
AC JK – Jaraguá (GO)
AC PARQUE DAS EMAS – Mineiros (GO)
AC PARQUE UNIÃO – Timon (PI)
AC ALAMEDA – Juiz de Fora (MG)
AC BAIRRO BAUXITA – Ouro Preto (MG)
AC BAIRRO BELVEDERE – Belo Horizonte (MG)
AC BAIRRO INDUSTRIAL – Contagem (MG)
AC BAIRRO SANTA LÚCIA – Belo Horizonte (MG)
AC DR LUND – Lagoa Santa (MG)
AC MARQUÊS DE SAPUCAÍ – Nova Lima (MG)
AC VIA SHOPPING BARREIRO – Belo Horizonte (MG)
AC 14 DE JULHO – Campo Grande (MS)
AC CAIAPO – Paranaíba (MS)
AC AEROPORTO MARECHAL RONDON – Várzea Grande (MT)
AC XINGU – Altamira (PA)
AC COQUEIRO – Ananindeua (PA)
AC CIDADE MODELO – Castanhal (PA)
AC ARAGUAIA -Redenção (PA)
AC SAIRÉ – Santarém (PA)
AC IRAPUÃ – Floriano (PI)
AC TANQUE- Rio de Janeiro (RJ)
AC DIAS DA ROCHA – Rio de Janeiro (RJ)
AC UFRR – Boa Vista (RR)
AC CENTRO ADMINISTRATIVO – Porto Alegre (RS)
AC CAMOBI – Santa Maria (RS)
AC GALERIA SHOPPING – Campinas (SP)
AC ENGENHEIRO GOULART – São Paulo (SP)
AC MOEMA – São Paulo (SP)
AC VILA RÉ – São Paulo (SP)
AC CAVOA – São Paulo (SP)
AC DOMINGOS DE MORAIS – São Paulo (SP)
AC NOVA SUMARÉ – Sumaré (SP)
AC PITUBA – Salvador (BA)

Adequação dos Correios

A nova reestruturação dos Correios passará a prever a criação de “agências móveis” no lugar de agências físicas e parcerias com empresas de motoboys, serviços esses já ofertados pela concorrência, como o “porta a porta” em que o carteiro busca a encomenda na casa do cliente e a entrega no local de destino.

A nova mudança também permitirá que o serviço de entrega hoje realizado pelo carteiro motorizado passe para motoboys, reduzindo assim custos como de serviços e mão de obra.

Em comparação com os custos operacionais, utilizar os serviços como de motoboy podem chegar a custar em torno de R$1,2 mil. Já o carteiro motorizado dos Correios, com todos os custos trabalhistas, chega a US$ 3 mil. Valor três vezes mais do que praticado pelos concorrentes.

Impacto no e-commerce

Empreendedores online devem se atentar com o deslocamento de suas entregas, pois com o fechamento de diversas agências pelo país, o acúmulo de encomendas pode causar gargalos em agências franqueadas que não fazem parte da ação tomada pela Estatal.

O impacto será para despachar produtos que antes eram distribuídos em uma agência próxima da empresa e que, a partir do fechamento das agências, terá que ser feito após um deslocamento maior do empresário. Além disso, para consumidores que não recebem entregas em casa por morarem em áreas consideradas de risco, a retirada também deverá ser alterada no caso de fechamento de postos de atendimento.

“A entrega dos Correios é o calcanhar de Aquiles do empresário de e-commerce por causa dos problemas que os empresários e consumidores enfrentam no caso de atrasos de entrega e desvio ou perda de produtos. Esses varejistas estão sofrendo muito com o serviço. Os Correios são a empresa com a maior capilaridade de entrega no país. Eles dizem que a reestruturação vai permitir melhorar o atendimento, mas isso ainda não aconteceu e o processo não está sendo transparente “- observa Thiago Mazeto, chefe da área de experiência do cliente da Tray, unidade de e-commerce da Locaweb.

Receba os melhores conteúdos sobre atendimento diretamente no seu e-mail, cadastre-se!

Compartilhe.

Sobre o autor

Deixar uma resposta