Como saber qual a ferramenta de atendimento ao cliente é ideal para meu e-commerce?

Muitas empresas buscam a melhor ferramenta para gerir seu atendimento ao cliente, mas todos sabemos que cada empresa tem um perfil, desta forma, cada empresa tem uma necessidade, correto?

Mas existem algumas situações que quase toda empresa vivência, sendo assim, o blog melhor atendimento separou algumas dicas de como identificar qual a ferramenta ideal para que o seu atendimento ao cliente no e-commerce seja um sucesso.

Vamos lá?

As empresas hoje em dia têm dificuldades de se entender e de se analisar, assim como, também possuem dificuldades de mensurar o próprio tamanho para encontrar um sistema de atendimento.

Encontrar a ferramenta ideal para o atendimento é algo difícil, pois você como proprietário de um e-commerce não vai querer gastar com algo que tenha muitas funções, sendo que sua demanda exige apenas funções básicas, não é mesmo?

Desta forma, conhecer sua empresa é o primeiro passo para identificar a real necessidade da demanda de atendimento ao cliente e consequentemente, encontrar o sistema de atendimento que corresponda às necessidades.

Para te ajudar nesse processo de escolha, vamos ressaltar que existem pontos fundamentais que toda empresa precisa levar em conta, pois são esses pontos que vão te guiar rumo à ferramenta certa, confira:

  • Centralizar o atendimento;
  • Avaliação de atendimento;
  • Integrações;
  • Relatórios dinâmicos;
  • SLA;
  • Alertas;
  • Chat online;
  • Arquivamento de conversas.

Essas pontos passados acima são alguns pontos que devemos identificar em uma ferramenta antes de contratá-la, ou seja, uma ferramenta de gestão de atendimento que oferece esses serviços já estará se destacando.

Para explicar melhor cada ponto levantado, vamos especificá-los para direcionar sua empresa a escolher de forma assertiva a melhor ferramenta.

Centralizar o atendimento:

Primeiro você precisa de uma ferramenta de atendimento ao cliente que possa centralizar seu atendimento para melhor controle das mensagens recebidas em diferentes canais da sua empresa, essa função é básica para iniciar uma procura por uma ferramenta de atendimento.

Caso sua empresa tenha um fluxo considerável de mensagens, encontrar uma ferramenta para centralizar essas solicitações seria ideal para o seu atendimento.

Avaliação de atendimento:

Avaliar seus colaboradores ou seu colaborador (dependendo do tamanho da empresa) é algo primordial. Sem uma ferramenta de gestão de atendimento sua empresa acaba recebendo solicitações por vários meios de comunicação onde não há como controlar e verificar a qualidade do atendimento e como estão sendo as respostas dos colaboradores.

A avaliação de atendimento é fundamental para medir o desempenho da sua empresa na visão do seu cliente. Lembrando que essa avaliação será somente para controle interno. É uma forma de corrigir alguns pontos e direcioná-lo cada vez mais para a “perfeição”.

Integrações:

Sim, uma ferramenta de gestão deve ter integração compatíveis com a sua necessidade. Se sua empresa vende no Mercado livre por exemplo, uma ferramenta que tenha integração com esse Marketplace é fundamental para controlar perguntas antes e depois da venda.

Relatórios Dinâmicos:

Relatório sempre é bem vindo para gerir e controlar certas situações dentro da empresa, uma ferramenta que oferece com precisão essa função deve ser observada de perto pelo gestor.

SLA:

O SLA (Service Level Agreement) é uma forma de controlar o tempo do seu atendimento, pois com ele o administrador da empresa consegue estabelecer metas para melhorar o tempo de resposta e informar ao cliente o tempo máximo que o mesmo será respondido, assim seu cliente não ficará impaciente com a demora na resposta e você conseguirá estabelecer junto ao seu time um prazo de resposta.

Alertas:

A função alerta é básica, mas muito importante, uma vez que sua empresa começa a alertar seu cliente em possíveis feriados em sua cidade onde seu atendimento não irá funcionar, deixando o cliente ciente de tal data.

Chat online:

O famoso Chat é indispensável hoje. Ter essa ferramenta nas mãos é algo obrigatório caso você queira que seu negócio flua de forma dinâmica.

Com o chat online você consegue sanar dúvidas em tempo real e trazer o cliente para o “seu lado” e possivelmente fechar uma venda em poucos minutos após sanar as dúvidas do mesmo.

Arquivamento de conversas:

Nada melhor que guardar em um local fácil e rápido todas as conversas do seu time de atendimento, não é mesmo? Uma ferramenta ideal deve sim ter essa função para controle e possíveis retornos de contato do seu cliente.

Depois de passarmos uma explicação dinâmica e rápida do que uma ferramenta deve conter para ser ideal para o seu atendimento e claro pensando sempre no melhor ao cliente que está consumindo seus produtos ou serviços, terminamos por aqui mais um artigo do melhor atendimento e deixamos uma pergunta para vocês.

Você já identificou a ferramenta ideal para o seu atendimento?

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Sobre o autor

Atualmente é Coordenadora de Gestão de Atendimento. Como gestora, defende que misturar brilho nos olhos com liberdade e autonomia, desenvolve pessoas. No atendimento, acredita que a comunicação é a principal forma de compartilhar e trocar experiências. É por isso que escreve com todo amor, baseando-se em: experiências, estudos e muita vontade de fazer acontecer. Frisando que é com atendimento que se bate metas!