Como Relacionamento com Cliente Pode Fortalecer Sua Marca

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Quando você trava um Relacionamento com Cliente de qualidade, fortalece sua marca e atrai mais oportunidades de vendas. Se parar para pensar por um minuto, verá que essa é uma sequência lógica, pois você está interagindo com seus clientes de forma positiva, agregando valor para seu dia a dia assim como eles agregam valor a seu negócio.

Mas, para que você tenha uma marca realmente forte no mercado, precisa ser mais que simplesmente conhecido. Precisa, na verdade, ser respeitado e admirado pelos consumidores. E isso só é conquistado sabendo ouvir o que eles têm a dizer e aplicando essas contribuições a seu processo de vendas.

Para ficar mais fácil de entender, imagine que você tem uma loja virtual e está recebendo reclamações constantes sobre atrasos na entrega dos produtos. E, na prática, produto atrasado é cliente insatisfeito, aberto a ouvir propostas de outros concorrentes.

Nada promissor, certo? Já se você ouve e age rapidamente, melhorando seu processo logístico, o cliente desenvolve admiração por sua loja virtual, que ouviu, aceitou a crítica e procurou resolver o problema. Viu como faz toda a diferença?

Ofereça um Atendimento Personalizado

Dentre as opções que você tem para encantar e engajar seu público, a personalização do contato deve sempre estar no topo da lista. Nesse sentido, se você quer desenvolver um relacionamento com o cliente, não pode chamá-lo de prezado cliente e enviar mensagens aleatórias, que mostrem que você não sabe nada sobre ele. É preciso personalizar seu atendimento. Saiba como agora!

Conheça os Hábitos e Comportamentos dos Consumidores

Para se relacionar bem com uma pessoa e prestar um atendimento de excelência, você precisa saber do que ela gosta e do que não gosta.

Deve ainda conhecer seus hábitos e comportamentos, desde a frequência com que  compra ou usa seus produtos e serviços, passando pelo valor médio que costuma gastar até chegar ao tempo que normalmente leva para se decidir sobre a compra ou contratação.

Lembre-se de que o relacionamento com clientes não deixa de ser como um relacionamento amoroso: você vai conhecendo o outro para que possa ir além do básico, surpreendendo nos momentos mais inusitados, nos detalhes do dia a dia. E pode acreditar que, ao transferir essa conduta para o atendimento, seu cliente sai com suas expectativas superadas.

Procure se Colocar no Lugar do Cliente

Para oferecer um atendimento de qualidade, basta basicamente se colocar no lugar de seus clientes para avaliar se gostaria de se relacionar com sua empresa. O atendimento é cordial, ágil e eficaz?

As pessoas conseguem falar com um atendente ou ficam à mercê de ferramentas de autoatendimento manipuladas por robôs? Nada mais chato que fazer inúmeras tentativas de resolver um problema e ter a certeza de que não há ninguém do outro lado para ouvir — ou ler.

Com isso em mente, realmente entendendo as dores dos consumidores, você deve procurar sempre humanizar o atendimento do seu negócio, demonstrando aos clientes que você se preocupa de verdade com sua satisfação e, por isso, disponibiliza uma equipe bem treinada para solucionar qualquer tipo de questão.

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