Como organizar o atendimento quando as vendas aumentam?

Imagine só, sua empresa está crescendo e você precisa vender mais, atender as demandas, fidelizar clientes, organizar o atendimento, otimizar tempo, priorizar objetivos, definir metas e ainda manter eficiência na gestão.

Ufa! Estruturar todas essas atividades, quando suas vendas estão aumentando não parece nada fácil, não é mesmo?

Mas calma, por mais difícil que pareça no começo (é normal se sentir meio sem norte quando as coisas começam a fugir do controle) é possível sim, equilibrar todos esses fatores, definindo métodos e estratégias eficientes para continuar expandindo e atendendo sua demanda.

Na verdade não existem fórmulas mágicas para o sucesso da sua empresa,  o que existem são estratégias que te auxiliam em melhorias contínuas, otimização de processos, identificação de gargalos, mensuração e gerenciamento de resultados.

Aproveite melhor o marketing

Algumas estratégias de marketing podem facilmente te auxiliar nesta tarefa, e você não precisa ter uma formação na área para desenvolver estratégias ou dispor de todo seu tempo para elaborar idéias eficientes na tentativa de alcançar resultados rápidos.

A minha dica é que você elabore um plano de ação para sua empresa. Comece devagar, planeje bem e priorize seus objetivos de vendas.

Centralizar sua atenção e de toda a equipe nesta fase de crescimento será primordial. Desenvolva um plano focado em otimizar tempo de atendimento e produtividade, pois é fundamental que a empresa continue atendendo toda a demanda, sem perder a qualidade no atendimento.

Tenha uma visão mais ampla com o uso de fluxogramas

Além desse planejamento, você também pode organizar o atendimento, montando uma estrutura  por meio de fluxogramas.

O objetivo é colocar os processos e a rotina, de forma que facilite o fluxo de trabalho, para obter os resultados esperados, a satisfação dos seus clientes e com isso claro, seus lucros.

Uma ferramenta de gestão de atendimento pode ajudar

Quando as vendas aumentam, é normal que os clientes passem a entrar em contato em diversos canais de comunicação que você oferece. A demanda começa surgir por todos os canais, pelo telefone, pelo contato no site ou em sua loja virtual (se tiver), por email e principalmente as redes sociais.

Para te ajudar na organização dessas demandas, é bacana investir em uma ferramenta de gestão de atendimento. Onde será possível centralizar todos os canais de atendimento dentro de uma mesma tela.

Assim você otimiza o tempo da sua equipe, tem uma maior agilidade no tempo de resposta às seus clientes e presta suporte à eles da melhor forma possível.

Valorize o atendimento

Bom, a sua empresa está crescendo, e isso é um ótimo sinal. Todo seu esforço, trabalho e dedicação, foram passos importantes para chegar nesta fase. Continue neste caminho buscando evolução e melhorias para sua empresa, não esquecendo de focar no atendimento, que sempre será a alma do negócio.

Será muito difícil alcançar o sucesso da empresa, sem o alinhamento dos processos e o empenho de todos, focados em atingir um mesmo objetivo. É como num quebra cabeça, se faltar uma peça, o resultado final não será o mesmo.

Por mais difícil que pareça no começo, adaptando diretrizes à sua empresa, tenho certeza de que conseguirá organizar o atendimento e a gestão da sua empresa e alavancar ainda mais suas vendas. Uma boa organização pode ser o diferencial entre o revés e a ascensão do seu negócio.  

Se ainda restarem dúvidas, leia mais em nosso blog e busque o Melhor Atendimento.

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Sobre o autor

Customer Success, focada em gestão de atendimento ao cliente. Acredita que a junção de empatia, comprometimento e sensação de pertencimento, cria vínculos e proporciona experiências ao cliente. Preza pela excelência no atendimento. Tem como alicerce da sua essência Deus e a família.