Saiba como Evitar Problemas com o Cliente Através de um Bom Atendimento

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Não é de hoje que ouvimos sobre a importância do Atendimento ao Cliente, mas nunca foi  tão necessário prestar um atendimento de qualidade, ainda mais quando pensamos na atual concorrência de serviços e produtos presente no mercado.

Um bom atendimento, faz sim, toda a diferença e vários problemas com o cliente poderiam e podem ser evitados por meio dele.

Talvez, você tenha perdido muitas vendas por causa de erros simples em sua forma de realizar o atendimento e pior, talvez você nem sabe ao certo onde está errando e como esses erros estão acontecendo.

Diante disso, trouxemos algumas dicas para que você tenha uma ótima experiência com seu cliente através de um bom atendimento. Quer saber mais? Continue a leitura.

Fale a língua do cliente

Fale a língua do cliente

Esse ponto é muito importante, sendo um dos fatores que fazem com que o cliente fique insatisfeito com seu atendimento, pois se ele não entender o que você está falando, com certeza, a insatisfação será manifestada.

Mas, como isso acontece? Muitas vezes, usamos palavras difíceis ou termos técnicos que apenas dificultam as coisas, por isso:

  • Seja claro e objetivo com seu cliente, evite gerúndios e gírias;
  • Não use termos técnicos para explicar algum problema;
  • Cuidado com a gramática, acentos e vírgulas, pois problemas no português além de passar uma imagem ruim da empresa, pode também fazer com que o entendimento não fique claro;
  • Liberte-se das respostas padrões e engessadas tão comuns nessa área;
  • Entenda que cada cliente é único e merece um tratamento personalizado.

Resolva o problema

Resolva o problema

Tudo o que o cliente mais quer é que você resolva o problema para ele. Se o cliente entra em contato com a sua empresa devido a um problema, ele já está vindo com certa insatisfação, portanto não piore as coisas. Priorize a resolução deste problema e passe segurança a ele de que será resolvido.

Além do mais, quando o cliente reclama e você resolve a situação, isto se torna em uma grande oportunidade para sua empresa apague a má impressão do cliente. Portanto, aproveite esta oportunidade e reverta a situação com uma resolução ágil do problema.

Porém, há momentos em que não é possível resolver o problema imediatamente. Nestes casos, seja honesto e deixe o cliente ciente acerca do andamento da resolução. Por maior que seja o problema, o cliente possuindo as informações corretas e sinceras ficará mais tranquilo.

Tenha empatia

Tenha empatia

Empatia significa a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela, ou seja, de sentir a dor dela. Isto se torna essencial para um bom atendimento, ajudando com todas as demais boas práticas no atendimento.

Colocar-se no lugar do cliente é perceber quais são as suas expectativas, suas reais necessidades, ajudando-o no que ele realmente precisa e não somente isto, pois o exercício da empatia te ajudará a lidar com diversos tipos de clientes, com personalidades diferentes, melhorando a experiência deles e evitando conflitos.

Propicie uma boa experiência

Propicie uma boa experiência

Importante: os clientes têm se preocupado muito mais com a experiência que eles têm com a empresa, do que com o valor que eles estão pagando. Isto se inclui totalmente no atendimento.

Hoje uma empresa para se diferenciar, precisa proporcionar a melhor experiência possível ao seu cliente.

Criar uma experiência boa e nova para o cliente faz com que criemos uma conexão com as pessoas de forma a melhorar suas vidas, de encantá-las com um ótimo atendimento.

Por exemplo, você já deixou de comprar um produto porque foi mal atendido na loja? Já parou de frequentar um restaurante por causa do garçom? Pois então, uma boa experiência tornará o seu cliente um verdadeiro brandlover, alguém que vai promover a sua empresa de forma espontânea.

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Sobre o autor

Atua como Product Owner e está sempre disposta a acompanhar de perto cada cliente, a melhorar a experiência de cada um deles, principalmente se tratando de atendimento. Coloca acima de tudo Deus, a família e é apaixonada por música.

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