Chat online em landing pages: veja por que é tão importante

Quando falamos de atendimento ao cliente, geralmente pensamos que o lead entrará em contato com a empresa para tirar uma dúvida, resolver um problema ou fechar uma compra. Já imaginou se a empresa der o primeiro passo no contato? Isso é possível com o chat online em landing pages.

Se você acompanha nosso blog, já sabe que o atendimento é uma peça fundamental para a conversão e para a fidelização de clientes. Por isso, é preciso aproveitar toda oportunidade para criar um relacionamento com os visitantes do seu site.

Neste artigo vamos mostrar que é possível abordar seus leads de forma dinâmica para engajá-los ainda mais na jornada de compra. Continue a leitura e descubra como usar o chat online em landing pages é interessante para o seu negócio!

O que são landing pages?

As landing pages são páginas do seu site pensadas estrategicamente para um propósito: converter.

Enquanto outras páginas do site têm blogposts longos com o objetivo de informar e auxiliar o visitante, uma landing page é extremamente objetiva. Separamos os principais itens que compõem essa página:

  • título sucinto e chamativo;
  • imagem atrativa;
  • pequena descrição da oferta;
  • botão de compra ou cadastro.

Quando um usuário “aterrissa” nessa página, ele pode já ter passado por outras páginas do seu site — sendo direcionado pela linkagem — ou mesmo pode ter sido conduzido diretamente de uma ferramenta de buscas.

Por que usar o chat interativo na sua landing page?

Abordar um visitante do site na landing page é muito estratégico porque ele já está mais propenso a comprar. Assim, você vai realizar um atendimento de pré-venda, que é uma ótima forma de fidelizar clientes e garantir a conversão.

Esse passo em direção ao cliente usando o chat online em landing pages tem diversas possibilidades, e é sobre elas que vamos falar a seguir.

Humanização

Ao contrário do que muitos pensam, a automação dos chats possibilita um atendimento humanizado e personalizado.

Isso acontece porque os bots atualmente podem iniciar conversas de forma natural e amigável, sendo o primeiro contato antes de um encaminhamento para um profissional de atendimento.

Um chat em landing page pode perguntar se a pessoa está com alguma dúvida ou se quer conversar com um atendente para finalizar a compra.

Possibilitar um contato mais profundo com a empresa é uma forma também de mostrar preocupação com os interesses do lead — e isso certamente conta pontos para a experiência do cliente.

Cadastro

Landing pages têm um espaço para o visitante efetuar o cadastro. Esse cadastro é fundamental para que a sua empresa possa ter uma base de leads maior e mais possibilidades de criação de relacionamento.

É por meio dos cadastros que são enviadas as newsletters com ofertas e informações. Por isso, você não pode deixar que um visitante abandone sua página sem realizar um cadastro.

O uso de chat online na landing page do seu site é um segundo espaço para garantir a coleta de informações sobre seus leads. Afinal, eles podem ter receio de se cadastrar em uma ferramenta estática e se sentir mais à vontade usando um local interativo, onde também podem tirar dúvidas.

Dúvidas

O esclarecimento de dúvidas é mais um motivo que você tem para usar o chat online em landing pages. Ter questionamentos acerca de um produto ou serviço é absolutamente normal, e garantir respostas imediatas ou rápidas é estratégico se você quer conquistar seu público.

Sabemos que atualmente nossa sociedade é bastante imediatista. Junto a isso, a internet é uma plataforma que dá acesso a inúmeras informações de forma rápida. Assim, as chances de perder um lead por conta de demora no atendimento são muito grandes!

Em vez de apenas permitir contato por e-mail, em que o usuário será respondido horas depois, que tal garantir um atendimento imediato, em que ele poderá sanar todas as dúvidas e descobrir todos os benefícios do seu produto?

Conversão

Além de tudo isso, o chat online certamente é uma excelente ferramenta de conversão. Se o seu lead tiver passado por toda a jornada do cliente, chegar a uma landing page e tirar todas as dúvidas com você no chat, esse será o momento perfeito para que ele faça a compra.

O atendimento por chat é uma forma incrível de mostrar que a sua empresa está pronta para atender às necessidades dos consumidores e vender a qualquer momento.

Como deve ser o atendimento por chat na LP?

Se você entendeu como o atendimento por chat online em landing pages pode ser estratégico para o seu negócio digital, veja agora como garantir que ele tenha os melhores resultados possíveis!

Separamos algumas dicas que você pode aplicar para maximizar a eficiência dessa ferramenta.

Abordagem

Como estamos falando de um site, você pode achar que não existe um momento certo para abordar o visitante com uma janela ou um ícone de chat, mas existe sim!

Em vez de convidar o usuário para um bate-papo logo assim que ele entrar na landing page, o ideal é esperar alguns segundos para abordá-lo.

Por quê? Acontece que nesses segundos o visitante estará lendo o conteúdo da landing page e analisando a proposta oferecida ali.

Se ele continuar com a página aberta, você já sabe que o grau de interesse dele é alto e as chances de converter são maiores — é aí que o chat vai chamar a atenção dele para seguir com o processo.

Posição

A posição do chat na landing page também precisa ser inteligente. Nada de colocar pop-ups de chat que tomam toda a tela e escondem a sua oferta, certo?

Um botão ou uma janela de cor diferenciada na lateral da página é o ideal e pode vir acompanhado de uma pergunta que instigue o visitante a iniciar o atendimento.

Início do atendimento

Para iniciar o atendimento, chatbots são uma ótima alternativa. Ferramentas de inteligência artificial como essa já conseguem interpretar e responder diversas perguntas, realizar cadastros e até finalizar compras.

No entanto, é importante garantir que, caso o visitante queira, ele pode falar com um atendente da sua equipe.

Testes A/B

Outra dica importante é que você faça testes A/B para aprimorar a sua estratégia de abordagem com chat em landing pages.

Você pode testar a cor do botão, a posição dele na página, o texto usado para chamar a atenção dos leads e em que momento ele vai aparecer na tela.

Viu como usar o chat online em landing pages permite um atendimento de melhor qualidade, além da fidelização e da conversão no seu negócio? As melhores empresas já adotaram essa ferramenta e agora é sua vez de oferecer essa experiência ao seu público!

Você vai precisar de um sistema de atendimento completo e eficaz para disponibilizar o chat na sua landing page! A Desk360 tem a solução ideal para que você coloque em prática todas as dicas deste artigo. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar!

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Sobre o autor

Pós-graduando em Marketing e Inteligência Competitiva, formado em Processos Gerenciais, licenciado em Filosofia e apaixonado por Marketing Digital com especialidade em Content, SEO e Inbound. Atualmente é membro da equipe de marketing de performance da Tray - unidade de e-commerce da Locaweb - e responsável pelos canais de conteúdos da Escola de E-commerce.

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