Atendimento na pré-venda: o que fazer para já fidelizar o cliente?

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Para que uma empresa tenha sucesso nas vendas, todas as etapas do processo de compra devem ser consideradas. Antes mesmo de fechar negócio, o atendimento pré-venda é essencial para fidelizar o cliente. Esse conceito envolve a preparação do prospect para a compra. Nesse processo, é possível conhecer o cliente, estreitar laços e garantir uma assistência personalizada para cada perfil.

Neste texto, vamos listar algumas práticas úteis para você ter um bom atendimento na pré-venda. Boa leitura!

Capacite a equipe

Ter uma equipe de profissionais capacitados para oferecer o melhor para o cliente é fundamental. Então, é importante que os funcionários captem as necessidades dos consumidores, qual abordagem tem mais êxito e assim por diante.

Outro aspecto que deve ser alinhado é o trabalho da equipe de marketing, já que esses profissionais atuam em todas as etapas do processo de vendas.

Com uma equipe preparada, você conseguirá um número maior de fechamento nas vendas, porque saberá identificar qual é a melhor forma de atrair o cliente e quais ações chamam mais a atenção do público-alvo.

Por isso, invista em treinamento, palestras e cursos de aperfeiçoamento que habilitem os profissionais com técnicas de vendas, negociação e perfil do comprador.

Eduque o possível cliente

A preparação para a venda é indispensável para que o consumidor demonstre interesse em fechar negócio com você. Educar o prospect a entender quais são as reais necessidades dele e como você pode ajudá-lo é uma estratégia eficaz para finalizar a compra e fidelizar o seu público.

Com um trabalho bem organizado, é possível investir em materiais ricos e que agregam valor para o possível cliente.

Por exemplo, se você tem empresa de materiais de construção, poderá desenvolver blog posts ou e-books que ofereçam conhecimento sobre o assunto, com dicas e sugestões. Dessa forma, o prospect reconhecerá que ele tem uma necessidade e que precisa resolver o problema.

À medida que o possível cliente consumir um número cada vez maior de conteúdo, você poderá solicitar alguns dados, como o e-mail. Assim, a equipe de marketing e vendas poderá continuar alimentando o interesse e entrar em contato.

Então, quando uma marca oferece materiais de qualidade, ela aumenta a credibilidade com o público, aumentando as chances de vendas.

Tenha um atendimento humanizado

Um atendimento que visa a atender às expectativas do cliente e oferecer o melhor serviço possível também é uma forma de fidelizar o usuário antes da compra.

Por isso, treine a sua equipe de atendimento para fazer uma pré-venda de qualidade, com cortesia e sempre colocando o interesse do consumidor como prioridade.

Fortaleça a relação da empresa com o cliente e saiba quais são os seus interesses e as suas preferências. Adapte-se com o objetivo de oferecer aquilo que ele precisa, no momento ideal. Esse tipo de atendimento gera confiança e deixa o prospect à vontade, se sentindo valorizado e especial. Assim, identificar as necessidades e os desejos é parte de uma assistência de qualidade.

O atendimento pode ocorrer de várias formas, como pessoalmente, por e-mail, por telefone ou pelas redes sociais. No entanto, lembre-se de que, para ter um pré-venda de sucesso, o atendimento que você presta deve seguir um padrão de qualidade, com um tom mais humanizado. Portanto, o bom suporte deve estar presente em todos os canais de comunicação com o cliente.

Desenvolva pesquisas

Saiba quais são as tendências do mercado, quais produtos atraem mais o público para o qual você quer vender, e como a concorrência se comporta. Antes de você fechar uma venda, ter as informações corretas sobre o setor que você está inserido faz toda a diferença e gera resultados mais expressivos.

Faça pesquisas sobre as opções mais rentáveis para o seu negócio. Lembre-se de que cada empresa trabalha com um público específico. Assim, fique atento aos potenciais clientes e em que eles estão interessados no momento.

Quando você conhece o mercado em que atua e sabe o que funciona melhor para a sua empresa, fica mais fácil se destacar frente aos concorrentes.

Utilize relatórios

A centralização das informações ajuda no dia a dia da empresa e torna a rotina mais prática. Além disso, o uso de relatórios ajuda na etapa da pré-venda. Com todos os dados sobre clientes, pedidos e fechamentos de compra, você consegue visualizar melhor quais são as estratégias que funcionam melhor.

Ter as principais informações em mãos ajuda na hora de montar ofertas, ver quais foram os produtos que mais venderam, quais são os clientes mais assíduos e o que chama a atenção do público.

Outro aspecto positivo que pode ser notado ao fazer uso de relatórios é a possibilidade de traçar o perfil do cliente. Como mencionado, o relatório possibilita o acesso ao histórico de compra e pedidos. Por isso, com esses dados, você identifica o comportamento de cada consumidor e consegue oferecer vantagens, promoções e produtos específicos para cada perfil, aumentando as chances de venda.

Ofereça credibilidade ao cliente

Um dos principais pontos que consideramos ao comprar um produto ou contratar um serviço é a confiança que temos na empresa. Quando a marca transmite credibilidade, o cliente é fidelizado e, com isso, a chance de retorno e de novas compras são altas.

Além do mais, quando uma empresa é bem reconhecida no mercado, as pessoas buscam conhecê-la e mostram interesse em fechar negócio. Dessa forma, o processo de venda se torna mais rápido e eficiente.

Então, esteja pronto para fazer melhorias, e aceite sugestões e feedbacks construtivos. Desse jeito, a imagem da sua empresa será positiva, aumentando os resultados na etapa da pré-venda.

Sendo assim, você elevará não só a qualidade do atendimento pré-venda, mas também da fidelização, já que o cliente se sentirá motivado a comprar novamente.

O atendimento pré-venda é importante para fidelizar o cliente antes de a compra ser finalizada. Para que isso aconteça, são necessárias algumas ações, como atendimento humanizado, traçar o perfil do cliente, e capacitar a equipe para oferecer um suporte de qualidade. Além dessas, educar o potencial consumidor, de forma que ele conheça as suas necessidades, também é indispensável para um atendimento pré-venda certeiro.

Gostou de conhecer essas dicas? Então, que tal continuar aprendendo? Leia também o nosso post sobre como organizar o atendimento quando as vendas aumentam!

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Sobre o autor

Pós-graduando em Marketing e Inteligência Competitiva, formado em Processos Gerenciais, licenciado em Filosofia e apaixonado por Marketing Digital com especialidade em Content, SEO e Inbound. Atualmente é responsável por gerenciar os conteúdos de dois portais: Escola de E-commerce e Melhor Atendimento.

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