Como fazer um atendimento no Mercado Livre nota 10

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Um bom atendimento ao cliente, além de funcionar como um diferencial competitivo, é visto como um cartão de visita para as empresas. Oferecer um suporte adequado aos consumidores mostra valorização, é o que afirma 76% dos envolvidos na pesquisa da Aspect Consumer Experience Survey. Então, quer saber como melhorar o atendimento no Mercado Livre?

A plataforma é a maior comunidade de compra online da América Latina e oferece possibilidades para que as pessoas possam, além de comprar, vender, pagar, anunciar e enviar produtos via internet. Não oferecer um suporte adequado nesse portal é praticamente pedir para que seus clientes o troquem pelos concorrentes que preencham tais lacunas.

Por isso, separamos algumas ferramentas que podem ajudá-lo a descobrir como oferecer um bom atendimento no Mercado Livre. Continue a leitura e descubra!

SAC

O Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) tem o grande desafio de falar diretamente com o público. Isso significa que, dependendo da sua performance, é possível reverter alguma situação com o consumidor. Para isso, você pode utilizar das vantagens que a tecnologia oferece e superar as expectativas de quem está sendo atendido.

Afinal, o sistema de chamadas fornece, por exemplo, diversas possibilidades que facilitam o suporte ao cliente, entre elas: lembretes, histórico completo do consumidor, gerenciamento de prazo de resolução, comunicação com outros departamentos, etc. Se você souber como utilizar essas informações, é possível solucionar a insatisfação do público com mais eficiência e agilidade.

E é essa agilidade na resolução dos problemas e a disponibilidade em ajudar o cliente com os próximos passos que serão decisivos para um bom atendimento. Assim, é preciso ter domínio sobre os produtos e serviços comercializados e se tornar apto a responder diversos questionamentos.

Help Desk

O atendimento por meio da plataforma Help Desk funciona ao centralizar todos os atendimentos em um só lugar e fazer a abertura de tickets para cada chamada. Ou seja, seu cliente não precisa mais repetir informações cada vez que entrar em contato. Isso torna o atendimento no Mercado Livre mais rápido e evita que haja muita espera por parte do público.

No entanto, para que tudo ocorra bem é preciso que o Help Desk seja bem estruturado. Oferecer treinamentos para que os responsáveis por essas funções estejam capacitados o suficiente para utilizar os benefícios do Help Desk a seu favor é um exemplo disso. E ainda, é preciso realizar um bom gerenciamento de tickets, o que inclui a adição de número de identificação.

Uma característica benéfica do Help Desk que garante o bom andamento do negócio é que essa ferramenta permite que o consumidor escolha o canal que prefere ser atendido, seja em redes sociais, como o WhatsApp ou o Facebook, ou por meio do telefone e e-mail. Por isso, é dever da empresa oferecer o melhor atendimento em qualquer uma dessas plataformas, sem que a qualidade seja perdida.

Pesquisa de satisfação

As ferramentas de atendimento ao cliente são essenciais para garantir um bom trabalho, mas ter uma que mensure o andamento desse tipo de serviço também é importante para saber se os seus esforços estão sendo válidos ou não. É preciso reconhecer também que não existe melhor saída para saber como agradar o cliente do que ouvi-los. É justamente isso que consiste a pesquisa de satisfação.

Para que ela ocorra, existem diversas metodologias e ferramentas no mercado que ajudam seu negócio a colher dados e analisar o desempenho do seu trabalho. Isso pode ocorrer com a ajuda de e-mails, SMS, sites ou outras técnicas, tudo vai variar de acordo com o seu tipo de público e produto. Outros exemplos que podem ser usados para a pesquisa são:

  • a NPS (Net Promoter Score), que analisa o quão recomendável sua empresa é, de acordo com a opinião do público consumidor;
  • a FCR (First Call Resolution), que visa demonstrar o percentual de clientes que tiveram seus problemas resolvidos ou solicitações atendidas em uma única ligação para a empresa;
  • a pesquisa de satisfação com atendimento, que se trata de uma metodologia de formulação de perguntas sem influenciar o cliente na resposta.

CRM

CRM significa Costumer Relationship Management e é uma ferramenta utilizada para aprimorar o relacionamento com seus clientes. Sua função é gerir as etapas mais trabalhosas desse processo. A ideia é fornecer um ambiente virtual que assegure os registros de informações essenciais e agilize as etapas.

Isso é possível com a junção de ferramentas mais tradicionais com a tecnologia da informação. Isso tudo vai orientar a estrutura organizacional e alcançar uma maior satisfação para o cliente.

Chat online

Oferecer um atendimento via chat é uma forma prática de solucionar insatisfações dos clientes e otimizar o tempo de todos. Porém, esses serviços podem apresentar alguns problemas que tornam o chat online um mecanismo visto com maus olhos pelo público. Por exemplo, quando você acha que será atendido e entra em uma fila, aguardar o atendimento e não obter resposta, etc.

Essas experiências ruins normalmente são compartilhadas entre os amigos e familiares dos clientes, o que suja a imagem da sua empresa. Por isso, é importante ficar de olho no atendimento oferecido para que o tempo na fila não exceda o permitido pelo bom senso. Uma dica é evitar frases longas — a indicação é um máximo de duas linhas. Isso aumenta as chances de prender a atenção do leitor e evita que ele tenha que reler as informações.

Outra forma de agilizar o suporte oferecido é com a introdução de uma equipe maior e ao oferecer mais formas de esclarecer as dúvidas dos clientes. Isso pode ocorrer por meio de um chatbox, página de FAQ ou até mesmo tornando o conteúdo mais explicativo e didático. Também é válido preparar o máximo de respostas pré-formatadas para cada dúvida do consumidor. Elas não devem ser iguais, e fazer ajustes básicos é importante.

Esses benefícios podem ser gerenciados de uma forma ainda melhor caso recebam apoio de uma empresa especializada em entregar ferramentas que centralizem e registrem todo atendimento no Mercado Livre. Isso une todas as formas de interação com o suporte ao cliente.

Então, agora que você sabe quais ferramentas podem ajudá-lo no atendimento no Mercado Livre, que tal entrar em contato conosco do Desk360 e aproveitar os benefícios de uma empresa especializada?

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