Como aliar o atendimento digital ao atendimento humanizado?

O avanço tecnológico deve ser acompanhado de perto pelas empresas porque é uma maneira de mantê-las competitivas e atentas às principais tendências do mercado. Esse aspecto tem influenciado na hora de investir em atendimento digital.

Mas essa tarefa é muito mais complexa de que colocar um robô para apresentar respostas mecânicas sobre perguntas comuns do consumidor. Afinal, é necessário buscar uma interação que esteja mais adequada às necessidades do público-alvo.

Pensando nisso, destacaremos, neste post, como é possível tornar mais ágil e humano o atendimento digital e os benefícios dessa ação para as empresas. Confira!

Veja como tornar o atendimento digital mais humano

Não é simples adotar uma linguagem que esteja dentro das expectativas do usuário. É necessário ter muita atenção com o perfil dos clientes para não fazer uma abordagem equivocada. Esse risco se torna mais evidente quando são usados robôs para o contato inicial por meio do telefone ou da internet.

Com um cadastro de informações é possível personalizar o atendimento, mesmo que não haja uma interação humana inicialmente. A identificação do cliente pelo nome de forma rápida é uma maneira de fazê-lo se sentir mais à vontade. Essa atividade pode ser feita por um software que busca automatizar o atendimento digital.

O consumidor deseja ser sentir único e especial. Se uma corporação não estiver atenta a isso, tem grandes chances de perder espaço para a concorrência. Por isso, é imprescindível adotar um padrão de contato com o usuário, cuja personalização esteja presente.

Histórico

Reconhecer o cliente com facilidade é um fator positivo. Por outro lado, isso é apenas uma parte de uma longa trajetória. Também é ideal contar com um sistema com informações atuais e confiáveis sobre o relacionado do usuário com a marca.

É muito cansativo para qualquer pessoa repetir várias vezes dados pessoais e os relacionados a um problema enfrentado. Por meio de um histórico, é possível evitar essa situação e facilitar a vida do consumidor — porque o atendimento se torna mais ágil e eficiente. Isso, sem dúvida, é muito positivo para a imagem de uma empresa.

Os dados do cliente também podem ser utilizados para acompanhar o ticket médio e a quantidade de vezes que ele adquire produtos ou serviços da sua marca. Essas informações são vitais para elaborar campanhas de marketing e promoções para estimular as vendas.

É viável, por exemplo, fazer uma oferta especial no dia do aniversário do cliente. Com certeza, essa iniciativa, feita de forma personalizada, é uma maneira inteligente de provocar o engajamento, peça-chave para a fidelização.

Linguagem

Fornecer informações precisas com agilidade conta pontos positivos no atendimento digital. Por outro lado, essa iniciativa deve ser feita em uma linguagem que esteja adaptada ao perfil do cliente.

Conversar do mesmo jeito com um idoso ou um jovem de 20 anos não é uma postura das mais adequadas para gerar engajamento. É recomendado que as palavras sejam as mais adequadas para cada tipo de público.

Isso não quer dizer que o atendente terá que usar expressões vulgares. Pelo contrário, pode abordar um tema usando um tom de voz mais descontraído, por exemplo, ao conversar com o jovem.

Com relação ao idoso, é indicado uma conversa mais formal e um conteúdo didático. Dessa forma, a empresa tem mais chances de conquistar a confiança do consumidor, o que é fundamental para expandir as vendas.

Antes de orientar o usuário, o atendente precisa ter paciência para ouvir. Se não adotar essa postura, terá dificuldades para compreender e ajudar na resolução da demanda.

Conheça os benefícios de ter um bom atendimento

À medida que aperfeiçoa a relação com o público-alvo, uma companhia consegue vantagens consideráveis com essa prática. Agora, abordaremos alguns motivos que justificam o investimento em atender de forma digital e humana ao mesmo tempo. Acompanhe!

Aumentar a confiança do cliente

Muitos consumidores ficam receosos ao serem atendidos apenas por máquinas. Mesmo que as informações sejam repassadas de forma clara, alguns usuários não ficam totalmente satisfeitos com os serviços prestados.

Ao oferecer a possibilidade de um contato com um atendente, uma empresa se mostra mais disposta a interagir com o público-alvo. Esse comportamento contribui para criar uma relação de confiança entre ambos, desde que haja respeito e cordialidade por parte da companhia.

Se a experiência do cliente for positiva, ele estará mais confiante em fazer novos negócios. Por isso, o atendimento digital deve ter como uma das prioridades a humanização do contato. Do contrário, esse procedimento não vai gerar bons resultados.

Proporcionar a sonhada fidelização

Nada melhor do que um consumidor fiel, não é mesmo? Afinal, ele não apenas adquire produtos e serviços com frequência, mas também se torna um defensor da marca de maneira espontânea.

Um elogio em uma rede social, por exemplo, pode atrair o interesse de outros consumidores para uma empresa. Esse aspecto já justifica apostar no atendimento digital humanizado porque mostra como essa atividade pode contribuir para o fortalecimento da imagem.

Ter clientes fiéis é uma garantia de que uma organização está no rumo certo para expandir a presença no mercado. Isso deve ser levado em consideração, mesmo que haja o foco na melhoria contínua dos serviços.

Aumentar o engajamento da equipe

A partir do momento em que as práticas de trabalho são estabelecidas com clareza, os funcionários ficam mais tranquilos para desempenhar as atividades e gerar os resultados esperados.

Se uma empresa tem procedimentos para se relacionar com o público devidamente assimilados pela equipe, maiores são as chances de os serviços serem realizados dentro das expectativas.

É muito importante treinar e qualificar os colaboradores, mas isso apenas traz benefícios quando impacta a interação com os clientes de forma positiva. Humanizar o atendimento é essencial para engajar o time. Afinal, é uma maneira também de valorizar os empregados e mostrar a importância deles para a marca.

Para uma organização se manter competitiva, investir no atendimento digital qualificado é uma obrigação. A concorrência está cada vez mais ágil e atenta às principais tendências do mercado. Mesmo diante de bons resultados, as empresas não podem ficar acomodadas, pois os consumidores desejam sempre serviços cada vez melhores.

Se você quer superar os concorrentes, vale a pena ficar informado sobre como aumentar a satisfação do cliente. Sem dúvida, o conhecimento precisa andar ao seu lado!

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Sobre o autor

Especialista em atendimento ao cliente, produtor de conteúdos e editor do Melhor Atendimento. Acredito que o atendimento ao cliente é a melhor forma de tornar qualquer negócio mais humano. Por isso creio que empresas que tratam o atendimento e a experiência do cliente como prioridade estão muito a frente das demais.

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