Centralize seu atendimento de e-commerce em uma plataforma funcional

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Vamos falar sobre atendimento de e-commerce? Uma recente pesquisa descobriu que 7 a cada 10 brasileiros fazem compras online com frequência — um número que revela o grande potencial desse modelo de negócio.

A oportunidade existe, mas apenas as empresas que investem em qualidade e eficiência do atendimento conseguem aproveitá-la. Isso porque esse mesmo consumidor está mais exigente e valoriza a experiência de compra.

Portanto, muito mais do que estar presente no mercado online, é necessário investir no atendimento prestado. Continue a leitura para descobrir como uma ferramenta funcional pode ajudá-lo!

E-commerce: um novo mundo de oportunidades

Você já deve ter ouvido falar que o comportamento do consumidor contemporâneo é bem diferente. Mas, afinal, o que mudou?

Se analisarmos pessoas de diferentes gerações, logo percebemos que o modo de consumir informações e produtos é bem distinto. Nossos avós gostavam de ir até a loja, escolher o produto e, se possível, já levar para casa.

O consumidor contemporâneo não é tão adepto a isso. Ele costuma pesquisar bastante e faz isso pela internet. Aqui ele analisa a credibilidade da marca, a qualidade do produto, a opinião de outros consumidores, o preço, a eficiência do atendimento e a agilidade na entrega.

Por isso, podemos dizer que há uma série de fatores que influenciam na decisão de compra, mas a experiência é apontada como decisiva para 89% dos brasileiros.

Alcançamos, então, a seguinte conclusão: se o brasileiro está apostando no e-commerce e busca por uma experiência de compra positiva, a solução é priorizar o atendimento. Os negócios mais atentos já entenderam essa demanda e estão se destacando. E a sua empresa, está preparada para atender esse público?

Uma solução para o atendimento de e-commerce

A gestão do relacionamento com o cliente é o ponto chave do sucesso de uma loja virtual. O novo consumidor busca por agilidade, mas não quer perder a pessoalidade do contato humano.

Oferecer um atendimento personalizado, de qualidade, rápido e interativo é um desafio, mas pode se tornar muito mais simples com o auxílio de uma equipe engajada nos propósitos e valores da empresa e, claro, de uma ferramenta moderna e inovadora.

Confira, a seguir, as principais funcionalidades que uma plataforma deve ter para ser uma excelente opção de centralização do seu atendimento!

Automação das tarefas

Em um mercado tão concorrido, o tempo gasto na execução das tarefas pode ser decisivo para a concretização (ou não) de uma venda. Por isso, contar com uma ferramenta é uma grande vantagem.

A plataforma deve automatizar o atendimento ao cliente, evitando que sua equipe precise executar processos manuais — que costumam ser lentos e pouco eficientes. Com a centralização de todas as demandas de atendimento em um só lugar, há um maior controle e organização.

Registro dos tickets

O ticket é o histórico do seu atendimento e, obviamente, precisa ser registrado. Uma boa plataforma armazena todos as solicitações e, ao final da conversa, há a possibilidade de enviar uma cópia ao cliente.

Essa funcionalidade é muito útil em caso de trocas ou reclamações sobre produtos, deixando o consumidor mais seguro e tranquilo em relação ao atendimento prestado.

Chat em tempo real

Sua empresa já faz uso do chat no e-commerce? Se a resposta for negativa, está na hora de investir nessa poderosa ferramenta de comunicação com o cliente.

Conversar em tempo real com o cliente é uma maneira eficiente de humanizar e personalizar o atendimento. Trata-se de uma grande oportunidade para se aproximar do público, sanar dúvidas e convencê-lo de que o seu produto é tudo o que ele precisa.

Além disso, o uso desse recurso traz credibilidade ao negócio, diminui os índices de carrinhos abandonados e reduz a ansiedade e o medo de comprar pela internet. Ou seja, uma boa plataforma pode ajudá-lo a fornecer suporte rápido e eficiente ao seu cliente.

Relatórios úteis e completos

Uma das vantagens do comércio eletrônico é que tudo pode (e deve) ser monitorado. Entretanto, isso só é possível quando se tem uma ferramenta completa e capaz de gerar relatórios sobre diversos temas.

Esse é mais um motivo para automatizar o atendimento do e-commerce por meio dessa ferramenta. Sua equipe poderá acompanhar de perto as métricas e aperfeiçoar cada dia mais o atendimento prestado.

Centralização do atendimento: um recurso indispensável às lojas virtuais

Além das funcionalidades citadas, existe outra que merece um destaque especial: a centralização do atendimento. Sem dúvida, esse é um dos recursos mais úteis que uma plataforma pode oferecer revolucionando o atendimento prestado pelo seu e-commerce.

Os recursos da plataforma estão relacionados a um sistema de tickets e isso permite que a equipe registre e organize todos os chamados. Em outras palavras, é possível realizar a integração de todas as soluções de atendimento, como:

  • e-mail;
  • formulários no site;
  • Messenger do Facebook;
  • chat;
  • Mercado Livre.

Toda a gestão do atendimento é feita em um só lugar. No caso do Mercado Livre, por exemplo, as perguntas e respostas sobre seus produtos podem ser acessadas diretamente na plataforma, ou seja, não é preciso logar no site para respondê-las.

Do mesmo modo, os e-mails recebidos, os dados capturados em formulários no site, as mensagens recebidas no Facebook e o próprio chat da loja virtual são organizados e gerenciados com rapidez e simplicidade.

Com essa centralização, o negócio que aposta em uma boa ferramenta se torna mais organizado e produtivo. Lembrando que é possível estabelecer prazos e metas para o atendimento, determinando o tempo máximo para resolução das demandas.

Naturalmente, isso melhora a interação com o cliente e proporciona um atendimento mais eficiente e satisfatório. Na prática, o consumidor será atendido e respondido em tempo hábil, o que torna a relação entre a marca e seu público mais proveitosa.

Viu só como investir em uma boa ferramenta pode transformar o atendimento em sua loja virtual? Essa plataforma foi criada pensando nas dores e necessidades das empresas contemporâneas e, claro, na satisfação do consumidor.

Conforme vimos, a qualidade do atendimento de e-commerce é vital para os bons resultados de qualquer negócio que atua nesse mercado. Afinal, o consumidor deseja ter acesso a produtos de qualidade, com um preço competitivo e, principalmente, com um contato humanizado, personalizado, ágil e conveniente.

Gostou de ver nossas dicas para encontrar a melhor solução? Então procure investir em uma ferramenta de atendimento para e-commerce que realmente te ajude a destacar sua operação no mercado online.

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Sobre o autor

Pós-graduando em Marketing e Inteligência Competitiva, formado em Processos Gerenciais, licenciado em Filosofia e apaixonado por Marketing Digital com especialidade em Content, SEO e Inbound. Atualmente é responsável por gerenciar os conteúdos de dois portais: Escola de E-commerce e Melhor Atendimento.