7 Dicas de como oferecer o melhor atendimento ao cliente

Sobre atendimento ao cliente… Vamos de clichê! Cada vez mais os clientes querem se sentir conectados à empresas, serem estimados, valorizados e não serem apenas alvos de vendedores. Manter seu cliente satisfeito é a melhor maneira de garantir seus lucros, e mais do que isso, é garantir o sucesso da empresa.

“Quanto mais alta tecnologia há no mundo, mais as pessoas anseiam por um atendimento com um toque pessoal”  – John Naisbitt

Neste artigo você vai conhecer 7 dicas que podem tornar o seu atendimento ao cliente um diferencial em sua empresa.

Empatia

Entenda o lado do seu cliente. Quais são suas necessidades e como ele deseja atingir seus resultados. Quando você se coloca no lugar do seu cliente e busca as melhores soluções possíveis, está mostrando à ele que se importa com o que ele diz e que fará o melhor para ajudá-lo.

Dê o seu melhor, não só da maneira que ele merece ser tratado, mas também como você desejaria ser. Pense como ele gostaria que você resolvesse a situação dele, como estimaria ser atendido.

E lembre-se empatia não é concordar com o cliente, é entender, perceber, compreender, é enxergar com os olhos do outro. Este é o caminho.

Comunicação

Fale de forma clara e objetiva, mas sem perder a cordialidade. Evite uso excessivo de gerúndio e o principal, discursos prontos, daqueles que os clientes costumam ouvir em qualquer outro lugar que ele já tenha sido mau atendido.

Seja sempre sincero com seu cliente, colha informações desde o primeiro contato e seja assertivo. Deixe seu cliente ciente de seus benefícios, de tudo que está oferecendo à ele e o que foge das possibilidades.

A comunicação é extremamente importante. O cliente que não entende quais são seus benefícios dentro da empresa, sente se lesado quando não atinge seus resultados. É um fator básico mas que pode ser evitado no começo.

Pertencimento

Um cliente com laços traz grandes benefícios para a empresa, reduz a rotatividade, a insatisfação, melhora o relacionamento, aumenta a confiança dele para com a empresa e agrega valor ao seu produto.

Se você conseguir fazer com que seus clientes tenham a melhor experiência em atendimento com a sua empresa, conseguirá a sensação de pertencimento.  

Evite deixar o cliente distante, traga o para perto, para que ele se sinta membro da equipe, é uma maneira inclusive de seus cliente se sentirem à vontade para dar feedbacks, que são importantes para evolução do seu produto.

Experiências

Nós Seres Humanos, temos a necessidade de nos sentir amados, em se tratando de clientes não é diferente. Análise por você, pense em quantas vezes você já entrou em uma loja e a atendente não lhe cumprimentou corretamente, quando foi mal atendido, ou até mesmo em alguma ligação em que a pessoa pareceu não se importar com seu tempo em espera.

Bom, certamente você não voltou a usar este serviço ou recomendaria aquela loja.

Exatamente porque “Experiências ruins, trazem lembranças ruins.”

Garanta ao seu cliente uma ótima experiência com atendimento a todo momento, inclusive quando ele precisar.

Ofereça um serviço especializado, “abrace” seus clientes, não apenas no intuído de vendas, ou de resolver problemas, mas torne o atendimento da sua empresa, o MELHOR. Ele precisa sentir que na sua empresa, ele é compreendido, é valorizado e muito importante para vocês.

Comprometimento

É também através do comprometimento que você conquistará a confiança do seu cliente. Acredito que o comprometimento deva estar unidamente ligado à proposta de valor da sua marca.

Clientes não se importaram com prazos desde que eles saibam sobre ele, qual a previsão de resolução e como você o ajudará. Quando se comprometer a entregar algo, valorize o tempo dele. Pois, como citado na dica anterior, se o cliente tiver uma experiência ruim com você, em uma situação posterior, certamente ele ficará com receio do seu empenho, colocando em xeque tanto o seu comprometimento como o da empresa com ele.

Vale lembrar que a maneira como você cumpre os prazos é que é o importante. Comprometimento é responsabilidade de todas da empresa.

Encantamento

Surpreenda-o!

Um cliente feliz, é um cliente satisfeito. Ele investe mais, permanece com você e o mais importante ele te recomenda. Faça com que ele se apaixone pela empresa de forma que conte para outras pessoas o seu cuidado e atenção desejando que passem pela mesma experiência que ele já teve ou tem com a sua empresa.

De fato, seu produto precisa ser bom, mas o seu atendimento é um diferencial. É a partir dele que se começa a cativar o cliente. Perceba os detalhes, são eles que evitam frustrações futuras.

Gestão

A última dica, mas não menos importante, talvez seja uma das maneiras mais eficientes de melhorar o atendimento da sua empresa. Existem ferramentas de gestão de atendimento  que facilitam o acesso às informações, priorizam os contatos dos clientes e dão sequência ao contato humanizado, mesmo que via online.

Procure uma ferramenta específica que te auxilie com a gestão de atendimento da sua equipe, com o suporte ao seu cliente, de forma ágil e humanizada.

Se ainda restarem dúvidas, leia mais em nosso blog e busque o Melhor Atendimento.

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Sobre o autor

Customer Success, focada em gestão de atendimento ao cliente. Acredita que a junção de empatia, comprometimento e sensação de pertencimento, cria vínculos e proporciona experiências ao cliente. Preza pela excelência no atendimento. Tem como alicerce da sua essência Deus e a família.