6 motivos para usar a inteligência artificial no atendimento ao cliente

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Você já parou para pensar na junção da inteligência artificial e atendimento como uma estratégia para sua empresa? A forma como o suporte aos clientes é oferecido pode mostrar que um negócio valoriza seus consumidores — e isso pode ser definitivo para fidelizar os clientes e crescer cada vez mais.

Além do mais, mesmo que você não perceba, a inteligência artificial está presente nas atividades mais corriqueiras. Por exemplo, o corretor ortográfico dos smartphones, que completa as palavras que você escreve com mais frequência, faz uso da IA. E ainda, as previsões indicam que até 2020 esse sistema inteligente será utilizado em grande escala para otimizar o atendimento aos clientes.

Sua empresa não vai querer se abster e ficar de fora da corrida por diferenciais competitivos, certo? Confira o nosso post e conheça os motivos para usar a inteligência artificial no atendimento ao cliente.

1. Acompanhar todas as solicitações dos clientes

Por meio da introdução da inteligência artificial no atendimento ao cliente é possível entender exatamente qual é a demanda do consumidor. Assim, as informações sobre ele podem ser disponibilizadas de forma mais organizada. Desse modo, o contato ocorre com mais agilidade e eficiência.

Além do mais, isso dá aos clientes o acesso a esses dados no momento e através do meio de comunicação que preferirem. Isso permite a prestação de um atendimento personalizado.

A personalização é fundamental para garantir uma aproximação entre o público e o seu negócio. Com isso, as informações reunidas podem servir para criar um padrão de comportamento do consumidor e entender sua demanda. Assim, o suporte oferecido a eles pode ser personalizado.

2. Atendimento personalizado

A personalização é uma estratégia fundamental para que o público aumente sua aproximação com uma empresa e se torne fiel a ela. Isso pode ser possível por meio do atendimento baseado em cada perfil do consumidor. Nesse caso, a IA é fundamental ao gerar e organizar um volume maior de dados e facilitar o entendimento sobre os envolvidos com a empresa.

Essas informações incluem o maior horário e meio para contatos, qual comportamento dos clientes, como eles preferem ser chamados, quais serviços e produtos mais consomem etc. Um exemplo da aplicação da IA na prática é quando o site de e-commerce apresenta opções como ‘’quem viu isso, também procurou por isso’’ ou ‘’itens sugeridos’’.

3. Produção de relatórios dinâmicos

O cruzamento de dados que a inteligência artificial permite também leva a outros benefícios, como a produção de relatórios dinâmicos. Esses relatórios têm funções gerenciais e servem para buscar soluções de problemas encontrados a partir das informações geradas.

Esses recursos podem ser úteis para otimizar o tempo de atendimento, aumentar a satisfação dos clientes, diminuir filas de espera, entre outras atitudes.

4. Otimiza a gestão de todos os chamados internos

Você já percebeu que, ao reduzir a demanda do atendimento humano, é possível aumentar a agilidade das ações com a IA? Isso pode ser visto pelo uso de softwares e aplicativos que usamos na rotina, por exemplo. Eles estão cada vez mais simples e fáceis de serem usados.

Para as empresas essa otimização se torna ainda mais benéfica. Afinal, esses avanços possibilitam que o processo de implantação de um sistema seja mais simples e que os usuários aprendam as funcionalidades com mais rapidez.

Redução de tempo

Como resultado da simplificação dos processos é possível aumentar a produtividade e tornar o atendimento mais eficaz. Além do mais, essa simplificação faz com que as etapas sejam agilizadas e use menos tempo.

Isso também ocorre graças à introdução dos bots — softwares feitos para seguir etapas programadas que são utilizadas para executar tarefas, desde as simples até as mais complexas — automação das tarefas e facilidade no acesso às informações.

5. Recepciona o cliente em tempo real

Uma outra boa notícia é que você consegue recepcionar os clientes em tempo real. Então, o novo perfil de consumidor exige que as empresas se adaptem aos consumidores hiperconectados que demandam imediatismo. Dessa forma, a introdução da inteligência artificial no atendimento dessas pessoas preenche esses requisitos e garante o diferencial competitivo.

Na prática, isso funciona quando a IA garante a compreensão de linguagens e regras de cada canal — por meio das mensagens em tempo real — e adapta cada uma delas para os diferentes clientes. Além do mais, a automatização dos processos também permite encontrar a solução para os consumidores em tempo real.

Ademais, com o uso de sistemas inteligentes nas empresas, as filas de espera que os clientes enfrentavam e os fluxos impostos são eliminados. Com isso, a capacidade do atendimento é ilimitada e em tempo real, em todos os dias do ano. As informações geradas pelos consumidores também são úteis para resolver suas necessidades em tempo real.

6. Experiência diferenciada

Como você percebeu, inteligência artificial e atendimento juntos podem fazer grandes diferenças na sua empresa. É esse diferencial que pode garantir uma vantagem diante do mercado cada vez mais competitivo.

A partir da IA, as empresas também podem compreender melhor o que seu público busca em termos de relacionamento e fazer um comparativo para a forma como os produtos e serviços são ofertados. Desse modo, é possível sair da simplicidade ao saber além do que os consumidores querem, mas como eles querem também.

Quando você alinha essas informações com os benefícios da inteligência artificial, seu negócio pode alcançar patamares de excelência no atendimento e oferecer diferenciais importantes para se destacar no mercado. Inclusive, segundo um estudo da TCS, aproximadamente 84% das empresas que faturam uma receita média de 20 bilhões consideram a IA essencial para competitividade.

A inteligência artificial e atendimento ao cliente juntos trazem benefícios incontestáveis para as empresas, como tornar os processos mais ágeis e aumentar a confiabilidade e credibilidade no mercado. Isso se torna ainda mais evidente quando há um mercado competitivo que exige diferenciais dos negócios para que uma corporação se mantenha lucrativa.

Então, gostou do nosso post? Que tal aproveitar a visita em nosso blog para fazer a leitura do uso de Help Desk em TI e aprender mais sobre o assunto?

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