5 boas práticas de abordagem ao cliente para utilizar no chat

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As vantagens trazidas pela tecnologia são imensuráveis. Adotar um chat comercial é ter como objetivo oferecer ao consumidor um atendimento que acompanhe as mudanças ocorridas nos últimos tempos. A abordagem no chat é uma forma de atendimento que traz grandes resultados na conversação de atração e fidelização para vendas.

As empresas que desejam alcançar o sucesso já perceberam que os seus clientes têm que ser conquistados e atraídos todos os dias, e o uso do chat é um dos canais de atendimento que possibilita assessorar seus consumidores em tempo real.

Você gostaria de saber como usar o chat para atender melhor os seus clientes? Então, continue a leitura!

Entenda as 5 estratégias vitais e boas práticas de abordagem no chat

O chat online impacta diretamente no setor de atendimento ao cliente. É uma ferramenta de suporte que viabiliza um contato ágil e breve. Sua interação é por meio de mensagens de texto, podendo ocorrer interação por chamada de voz ou de vídeo.

Atualmente, o cliente sabe o que deseja e conhece as diversas possibilidades ao seu dispor, cabendo às empresas se adaptarem a esse novo perfil de consumidores mais maduros e exigentes.

O foco no cliente possibilita que a empresa alcance excelência no nível de satisfação, e esse tem que ser um processo contínuo no seu atendimento. Confira abaixo 5 dicas de como alcançar a maior excelência e nível de satisfação.

1. Apresente-se de forma amigável

Para encantar o cliente o caminho é um só, o bom colaborador como do Help Desk — tem que ter a habilidade de uma comunicação simples e aberta. O atendimento é que fideliza o cliente e tornou-se o grande diferencial de mercado.

Antigamente, a qualidade do produto era tudo, porém, hoje em dia, em pleno século 21, o primeiro contato e o relacionamento com o cliente determinam a maneira como sua empresa é vista. Para conquistar esse novo consumidor você precisa saber chamar a atenção e estar disposto a ajudá-lo em toda e qualquer questão de forma cortês e amigável ao iniciar sua conversa no chat.

2. Esclareça a dúvida inicial de forma clara e breve

O colaborador da área de atendimento precisa ser cuidadoso e ter a capacidade de se relacionar bem com esse cliente. Ter aptidão técnica é importante e é facilmente percebida pelo consumidor.

Porém, um bom relacionamento deve ficar evidente no instante em que você se coloca à disposição desse consumidor para tirar todas as dúvidas sobre o produto ou serviço disponibilizado.

Essa experiência no chat tem por objetivo ser breve e clara, com informações significativas e de forma cuidadosa, tendo certeza de que o cliente entendeu e que as suas dúvidas foram resolvidas.

3. Pergunte se o usuário precisa de mais ajuda em algum outro ponto

Cada situação no atendimento é imprescindível e única, o que demanda habilidade e delicadeza ao perguntar se ainda há alguma dúvida, se poderia auxiliar em mais algum aspecto ou se ficou tudo resolvido.

Se ainda restar algum questionamento, procure atendê-lo de forma especial e, por fim, é sempre bom ainda questionar se pode ajudá-lo com mais algum outro item. Ao final do atendimento, tenha certeza de que ficou tudo resolvido.

4. Direcione o usuário ou potencial cliente para a página de vendas

Mediante a todos os esclarecimentos sanados, procure direcionar o seu futuro consumidor para o setor de vendas. Geralmente o call to action é um link ou botão, com cor de destaque, como “acesse” e “clique”.

É importante ter muita sutileza nessa hora. Afinal, toda a sua conversa anterior era sobre um determinado produto ou serviço que o cliente tinha alguma dúvida.

É importante que, ao ter dado alguma resposta, você tenha despertado o interesse dele com algum link que o convide para alguma futura ação. Esse uso é muito comum em conversas do chat para prender a atenção e potencializar uma venda ao seu futuro cliente.

5. Responda o cliente o mais rápido possível

A satisfação do cliente é uma das principais questões relacionadas ao universo dos negócios. Por isso, o tempo de resposta é uma das principais métricas.

A demora em responder prejudica o relacionamento com o consumidor — e os chats são grandes aliados para evitar que isso aconteça. O atendimento tem que ser de qualidade e de acordo com as necessidades de seu cliente, o que gera uma vivência agradável. Além disso, é importante evitar baixas de conversação.

Um sistema adequado possibilita que sua empresa fique inteirada com os horários de pico, altas e dias mais tumultuados. Se necessário, remaneje colaboradores ou contrate mais gente para lidar com a demanda na sua central de atendimento.

O cliente, ao optar pelo chat, espera que seu atendimento seja rápido, satisfatório e dinâmico. Então, fique atento: reter clientes é o mesmo que reduzir custos e aumentar sua lucratividade.

Conheça as principais vantagens de abordagem no chat

O chat online é uma importante ferramenta no setor de atendimento ao cliente. Confira abaixo as principais vantagens.

Aumento dos contatos

É possível usar o chat comercial para aumentar a sua lista de contatos com coleta de e-mails. Apresente um formulário simples e de rápido entendimento, o básico é adquirir o e-mail para futuras transações.

Aumenta a credibilidade

Alguns consumidores ainda sentem medo de comprar pela internet. Ao fazer uso do chat, por meio de uma conversa transparente e objetiva, você passa para ele a tranquilidade de que fará a compra de forma segura.

Aumenta o relacionamento com o consumidor

Um contato habilidoso transmite segurança e satisfação, o que automaticamente gera a experiência de consumo. Uma comunicação clara e objetiva possibilita um atendimento de qualidade.

Economia de tempo

A facilidade e a comodidade proporcionada pela compra online contribui para a aquisição do produto que você deseja sem sair de casa. Além disso, o chat online oferece ao consumidor a possibilidade de sanar qualquer dúvida em relação ao item desejado e tudo em tempo real.

Estratégias no atendimento

Colaboradores treinados e capacitados conseguem prender a atenção do consumidor, evitando que ele navegue em outra aba. Isso possibilita a manutenção da empatia uma vez que o Help Desk mantém um atendimento de alto nível.

Gostou deste texto sobre abordagem no site? Quer entender mais e se tornar um expert no assunto? Então, aproveite a visita ao blog e leia o nosso guia completo sobre chat para loja virtual.

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Sobre o autor

Atualmente é Coordenadora de Gestão de Atendimento. Como gestora, defende que misturar brilho nos olhos com liberdade e autonomia, desenvolve pessoas. No atendimento, acredita que a comunicação é a principal forma de compartilhar e trocar experiências. É por isso que escreve com todo amor, baseando-se em: experiências, estudos e muita vontade de fazer acontecer. Frisando que é com atendimento que se bate metas!

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